Capítulo 146: Lição
— O que a senhorita Du quer que a Shuangshuang faça? — perguntou a senhora Yao, aproximando-se.
Du Ruo virou-se e sussurrou algumas palavras no ouvido de Yu Zhen’er, que sorriu alegremente e se dirigiu para fora do Pavilhão Vento da Primavera.
— Desgraçada! O que você quer que eu faça? — Guan Shuangshuang desconfiava das intenções dela e sentia um frio na espinha.
— Nada demais, só beber um chá, comer uns petiscos e chamar alguns amigos para ouvir uma história — Du Ruo respondeu, sentando-se à mesa.
A senhora Yao logo chamou alguém para servir o chá e a água, e convidou Guan Shuangshuang a se aproximar.
No palco do primeiro andar, um contador de histórias narrava, e havia uns sete ou oito convidados dispersos assistindo; a tarde quente e calma deixava as pessoas preguiçosas, e provavelmente os habituais visitantes estavam dormindo em casa.
— As moças que estiverem desocupadas podem vir sentar-se aqui embaixo comigo, eu gosto de um pouco de agito! — Du Ruo olhou ao redor, nunca tinha visto dinheiro ser tão fácil de gastar.
A senhora Yao empurrou Guan Shuangshuang um pouco para frente. — Se gosta de agitação, venha mais vezes! Shuangshuang, vá massagear os ombros da senhorita Du!
— Não precisa. — Du Ruo olhou para trás e viu Yu Zhen’er e Li Fangqing entrando; Li Fangqing estendia a mão com algo nas mãos, sorrindo e entregou para Du Ruo.
— Tem gente que gosta de vestidos luxuosos, bordados coloridos, que brilham e encantam, mas eu não. Eu prefiro algo simples, puro, até um pouco inocente, que mostre aqui e ali um pouco de pele, envolto em mistério, que provoca. Por isso, sempre que vejo uma mendiga na rua, dou uma olhada a mais. Este vestido, quero que a senhorita Shuangshuang use para mim! — Du Ruo jogou sobre a mesa um trapo sujo, preto e fedorento, com um sorriso nos lábios, olhando para Guan Shuangshuang.
Aquela peça fora comprada por Li Fangqing de uma mendiga na rua.
— Desgraçada! Você enlouqueceu? Quer que eu use uma coisa dessas? — Guan Shuangshuang tapou o nariz, franziu a testa, deu alguns passos para trás e gritou.
— Senhora Yao, eu só quero que ela vista essa roupa e se sente ali, e depois a convido para uma refeição, nada mais — Du Ruo disse para Yao Qingcheng.
Yao Qingcheng hesitou, abanando o leque, mas cem moedas de prata era um bom dinheiro para algo tão simples; então, com um gesto severo, chamou:
— Shuangshuang! Não demore!
Du Ruo cochichou algo para Li Fangqing e depois perguntou: — Pergunte à senhorita Qin, que está entediada em casa, se ela quer participar da festa!
Li Fangqing respondeu e saiu correndo.
Yu Zhen’er, ouvindo Du Ruo, já ria tanto que quase não conseguia respirar; não esperava ver Guan Shuangshuang tão humilhada assim!
Outras moças do Pavilhão Vento da Primavera também se tapavam a boca, cochichando; alguns dias antes, Guan Shuangshuang vivia se vangloriando de que logo deixaria o pavilhão e teria uma vida melhor, o que as irritava profundamente.
— Senhorita Du, o que gostaria de comer? — Yao Qingcheng perguntou de novo.
— Estou satisfeita, não quero comer nada! Se eu precisar de algo, direi, mas não acho que haja mais nada — respondeu Du Ruo.
— Tudo bem, tudo bem! Se precisar de algo, me chame, desde que não seja nada demais! Se hoje tivesse mais gente no andar, eu não deixaria minha moça passar por essa vergonha. Por que você só gosta dessas coisas estranhas? — disse a senhora Yao, indo embora.
Algumas moças do Pavilhão encontraram um lugar bom, sentaram-se rindo e conversando. Yu Zhen’er sentou-se ao lado de Du Ruo e sussurrou:
— Cem moedas de prata para ela vestir esse trapo velho não vale a pena! Deveria fazer com que mais gente visse!
Du Ruo sorriu com desdém.
— Esse tipo de pessoa não tem medo de ser motivo de piada para estranhos, tem medo de passar vergonha entre vocês, que vivem competindo, especialmente você, que é sua inimiga mortal. Depois, vá lá e faça um brinde para ela! — disse, e nesse momento Guan Shuangshuang desceu do andar vestindo um vestido de algodão velho, rasgado e que mal cobria o corpo.
As moças lá embaixo caíram na risada.
Ela foi até a mesa da frente, sentou-se, olhou para Du Ruo, cerrou os dentes e lançou um olhar maligno, falando algo, mas o barulho ao redor impediu Du Ruo de ouvir.
Du Ruo sorriu para ela.
O contador de histórias bateu o bloco de madeira algumas vezes, fechou o livro sobre a mesa e disse:
— Terminamos a última história. Gostaria de saber qual história vocês querem ouvir a seguir?
Todos começaram a sugerir histórias. Yu Zhen’er virou-se para Du Ruo:
— Qual história a senhorita Du quer ouvir?
— Tanto faz, nunca ouvi nenhuma dessas — Du Ruo respondeu, não estava ali para ouvir histórias.
O narrador bateu o bloco novamente, afagou o bigode e disse:
— Então vou contar a história do primeiro-ministro Zheng Bin, da dinastia Dayong, famoso por seu poder absoluto e vida libertina!
Yu Zhen’er se aproximou e explicou para Du Ruo:
— Essa história é baseada na vida do antigo primeiro-ministro Xiao Ming desta dinastia, com fatos do palácio e da corte, mas os contadores de histórias a adaptaram para evitar encrenca!
Du Ruo assentiu, lembrando que no ano anterior Yu Zhen’er tentara convencê-la a vir ouvir essa história, mas ela recusara.
— Obrigada por lembrar de mim e me chamar para me divertir. Ficar trancada em casa estava me deixando louca! — disse Qin Rui, que Li Fangqing ajudou a sentar-se ao lado de Du Ruo. Ela usava um véu fino no rosto e piscou para Du Ruo.
Du Ruo olhou para ela e depois para quem vinha atrás — Song Juan, com expressão fria e impassível, acompanhado de Lou Xi.
Yu Zhen’er levantou-se para ceder o lugar a Song Juan, que não recusou e sentou-se, colocando o leque sobre a mesa.
Du Ruo olhou para ele, sentindo que ele estava um pouco descontente. Se estivesse desocupado, por que o magistrado local veio até Bao Huashang? Se não estivesse, por que teria tempo para estar ali?
O contador de histórias tomou um gole de chá, limpou a garganta e começou a narrar com calma:
— Diz-se que Zheng Bin, embora tenha sido primeiro-ministro e tido poder absoluto, teve uma infância difícil. Ele ficou órfão cedo e, sem ninguém, teve que ir para a capital buscar ajuda com um tio distante, Su Jin, que era oficial local e cuidava de uma região...
— Você sabe de quem essa história fala? — Qin Rui olhou para Song Juan, tentando não rir, e perguntou a Du Ruo.
— Sei, mas é a primeira vez que ouço — respondeu Du Ruo.
Ela escondeu o sorriso com a mão. — Ainda bem que você me chamou, então escute bem.
Song Juan tinha um rosto marcado, austero, e seus olhos negros e profundos lançaram um olhar varrendo as duas enquanto brincava com o leque.
O narrador continuou:
— Su Jin tinha apenas uma filha chamada Su Huarong, cuja beleza era estonteante, dotada em música, xadrez, caligrafia e pintura, e dançava com graça e elegância. Zheng Bin se apaixonou por ela à primeira vista...
— Mas a vida sob o teto dos outros não era fácil. À medida que crescia, felizmente, Zheng Bin se destacou pela sua erudição e talento, e começou a se fazer notar na capital...
Após um tempo, Du Ruo olhou para a porta do Pavilhão Vento da Primavera, pensando por que Li Fangqing ainda não voltava.
Quando desviou o olhar, encontrou o de Song Juan ao seu lado, que estava recostado na cadeira olhando para ela com um olhar calmo e penetrante, quase investigativo.
Era um olhar estranho.
Ele a observou enquanto ela se endireitava devagar e disse:
— Pedi um pente para você, e você não me deu. Mas, para o assunto de Mingyang, gastou cem moedas de prata sem hesitar. Será que eu sou menos importante para você?
— Como pode comparar uma coisa com outra? — Du Ruo respondeu.
— Por que não? Qual é mais importante, não está claro? — Ele parecia mais pálido, e seus lábios vermelhos como se fossem sangrar.
— Se é assim, por que me pergunta? — Du Ruo retrucou, incomodada.
Então, Li Fangqing entrou com algumas pessoas, e Du Ruo os observou. O homem da frente carregava um saco e um balde, era o vendedor de cobras da rua, seguido por três mendigos maltrapilhos.
Os mendigos sentaram-se rapidamente na mesa onde estava Guan Shuangshuang, colocaram tigelas sujas e rachadas na mesa, tiraram um par de hashis e ficaram com uma expressão ansiosa.
A senhora Yao tentou impedir, mas viu que o vendedor de cobras colocou alguns pratos na mesa, entregou um pão a cada um e, com um gesto largo, disse:
— Comam!
Ele colocou o saco na mesa e sentou-se para comer também.
Guan Shuangshuang arregalou os olhos ao ver os pratos: uma variedade de saladas frias e, no centro, carne de cobra! Sangrenta, e ao olhar de perto, parecia que ainda se mexia.
Assustada, gritou e recuou, segurando o peito.
— Ah! Ah! — gritou novamente, abraçando-se, tremendo.
Du Ruo olhou para ela friamente; viu os três mendigos comendo gostosamente, ignorando tudo, e soltou um resmungo.
A senhora Yao, assustada, tampou a boca, correu até Du Ruo e forçou um sorriso:
— Ai, senhorita Du, o que está fazendo? Por que trouxe essas coisas sujas para assustar as pessoas? Mesmo que tenha pago muito, não pode ser assim! Se assustar as moças e os clientes, como faremos negócio?
— Não fiz nada demais, só convidei ela para comer, para não ficar sozinha, chamei algumas pessoas para fazer companhia. Se ela não quiser comer, pode sentar ali e ouvir histórias. Não farei mais nada.
A senhora Yao hesitou, depois bateu no peito e disse:
— Está combinado, não faça nenhuma loucura! — e foi até Guan Shuangshuang.
Guan Shuangshuang estava longe, recusando-se a ir, chorando copiosamente, tremendo sem controle.
A senhora Yao tentou convencê-la, e, vendo que não adiantava, apertou seu braço com força:
— Se não tivesse sido tão mesquinha e ofendido a senhorita Du, ela não estaria assim com você! Vá logo sentar-se, ela disse que só quer que você ouça as histórias ali, nada mais!
Os olhos de Guan Shuangshuang estavam cheios de ódio. Ela olhou para Du Ruo, depois para as outras moças do Pavilhão Vento da Primavera que se alegravam com a situação, e, apesar do desconforto no estômago, caminhou lentamente até a mesa.