Capítulo 135: Agitando as Águas

A Mulher Hábil do Campo Sob a luz da lamparina 3670 palavras 2026-03-25 02:49:09

— O que a senhorita Du é sua, senhor escrivão Song? — questionou Yu Zhen’er, nervosa.

— Minha esposa. — Song Ju’an observou de soslaio a expressão de Du Ruo.

Yu Zhen’er arregalou os olhos, recuou um passo e passou a vista rapidamente de Song Ju’an para Du Ruo. Logo em seguida, viu Du Ruo levantar-se subitamente e subir as escadas sem dizer uma palavra, seguida por um Song Ju’an de semblante sereno.

Yu Zhen’er sentou-se trêmula num banco próximo, com a mão apoiada na borda da mesa, ainda paralisada pela incredulidade. Ela acabara de descobrir que Du Ruo era casada; antes, pensava que o marido dela fosse um covarde imprestável, o que a teria levado a fugir de casa. Jamais imaginou que ele fosse o escrivão Song!

Será que agora o Pavilhão da Brisa Primaveril teria de pagar pelas coisas que fizeram contra Du Ruo no passado? Ela engoliu em seco várias vezes, olhou ao redor e saiu correndo de volta para o pavilhão.

Lá em cima, Bao Die e Feng Ning estavam ocupadas com o trabalho. Ao verem Du Ruo, levantaram o olhar e sorriram.

— Acho que precisarei contratar mais alguém — disse Du Ruo, temendo que não houvessem mãos suficientes.

— Não precisa — aconselhou Feng Ning. — Comigo, com Bao Die e com você é o bastante, a loja não está tão movimentada. Nós três somos rápidas.

— Vamos ver como as coisas se desenrolam. Ainda nem comecei a causar rebuliço! — Du Ruo sentou-se de pernas cruzadas, com uma expressão amarga.

A loja estava situada num local muito escondido e não era luxuosa; se não criasse um pouco de agitação, seria difícil atrair clientes. Ela confiava no talento de Bao Die e Feng Ning, mas sabia que, hoje em dia, não se faz negócio apenas com honestidade e trabalho duro. Como dizia o patrão Huang, da Livraria Jongheng, era preciso aprender a usar artimanhas. Havia um ditado que dizia que o bom vinho não teme becos escuros, mas o problema era quanto tempo levaria para o aroma chegar a alguém. Se não houvesse movimento, ela não teria como pagar os salários.

Segurando um pedaço de cetim vermelho e um álbum de desenhos, Du Ruo comparou os dois e perguntou:

— Estou com pouco dinheiro. Poderiam esperar até o mês que vem para receber os salários?

— Pode me pagar quando estiver mais folgada, não tenho pressa — disse Bao Die com um sorriso, confiando plenamente em Du Ruo.

Feng Ning respondeu com dificuldade: — Eu entendo a sua situação, só temo que o meu marido...

— Eu compreendo. Vou dar um jeito de conseguir o dinheiro, não se preocupe — assegurou Du Ruo.

Song Ju’an, que observava o segundo andar, subiu lentamente. Ao ver que a expressão de Du Ruo estava calma e não mais tão angustiada quanto antes, sentiu um leve alívio.

— Você sempre ganhou dinheiro para ajudar nas despesas e sempre foi quem administrou as finanças da casa. Agora, naturalmente, deve continuar assim. Use como preferir, deixei o dinheiro aqui. — Ele colocou a bolsa de moedas sobre a mesa, falando com naturalidade. — Não precisa fazer roupas para mim, não me faltam peças. Vou voltar para casa e, quando estiver livre, venho te ver.

Du Ruo continuou folheando o álbum sem responder. Ela sempre detestou brigas, escândalos e agressividade, tanto para com os outros quanto para consigo mesma, e não queria ter de repetir a mesma história exaustivamente.

Bao Die e Feng Ning olharam surpresas para Song Ju’an enquanto ele terminava de falar e descia as escadas.

— Aquele... é o seu marido? — perguntou Feng Ning em voz baixa.

— Não é! — Du Ruo levantou-se, pegou a bolsa de moedas e foi até o parapeito observar o andar de baixo, vendo Song Ju’an sair da loja Bao Hua Shang.

Bao Die e Feng Ning olhavam para ela com desconfiança. Feng Ning, que sabia um pouco mais, sussurrou para Bao Die: — Eles devem estar brigados. Quem diria que o marido da senhora Du é tão elegante? Não parece nada com um camponês bruto. Ela me disse antes que ele a desprezava, mas, vendo agora, não parece nada disso. Na verdade, parece que é ela quem o trata com indiferença!

— Também acho! — concordou Bao Die.

— A senhora Du é cheia de surpresas, eu a subestimei! — exclamou Feng Ning. Antes, ela achava que as ideias de Du Ruo eram sonhos acordados, mas, na verdade, ela estava realizando tudo passo a passo.

Du Ruo, com a bolsa de moedas na mão, permaneceu apoiada no parapeito, com o olhar fixo na entrada, mas a mente perdida em pensamentos.

Após a inauguração da Bao Hua Shang, nos primeiros dias, muitas pessoas foram atraídas, incluindo concorrentes. Xiao Guan, que vivia pedindo esmola pelas ruas, conhecia quase todos os donos das lojas de roupas. Du Ruo o encarregou de recepcionar os clientes e observar atentamente o comportamento de pessoas influentes que entrassem na loja.

O que Song Ju’an disse ao sair fazia sentido. Ela ganhara dinheiro antes, comprara boi e ajudara nas despesas; não seria justo abrir mão do que era seu. Considerou aquilo como um reembolso.

Assim, usou o dinheiro da bolsa para comprar mais tecidos, sedas e fios, e contratou um ajudante um pouco mais velho que Xiao Guan.

Sobre os boatos, Du Ruo já havia sentido na pele, na zona rural, como era ter uma má reputação. Mas, comparado à forma como Song Ju’an distorceu a verdade para que a família Dai trouxesse Guan Shuangshuang de volta, ela não ficava atrás. Ela aprendeu que não precisava criar mentiras do nada; bastava usar fatos reais ou sugestões vagas, sem exageros, transformando pequenas coisas em grandes eventos.

Du Ruo pagou pessoas para espalhar que, antes da inauguração, o distinto e elegante escrivão Song fora até lá encomendar uma roupa e ficara muito satisfeito com o atendimento, chegando a cogitar investir na loja. No dia seguinte, espalharam que o jovem mestre Yu Shaotang, da loja Jin Fang Zhai, saíra de lá furioso, indicando que a concorrência estava com medo. Depois, disseram que a dona da loja Yi Ren Fang saíra preocupada, e que até a senhorita Yi’er, do Pavilhão da Brisa Primaveril, vestira uma peça da Bao Hua Shang e atraíra mais clientes.

Aos poucos, o nome "Bao Hua Shang" começou a ser ouvido por todos. A propaganda, mesmo que artificial, trouxe clientes de verdade, especialmente mulheres.

Du Ruo também visitou a Livraria Jongheng, recebeu seus dividendos e combinou com o patrão Huang a impressão de pequenos álbuns com moldes de bordado. Em apenas meio mês, a loja tornou-se movimentada.

Durante a correria, Guan Shuangshuang apareceu para perguntar se ela e Song Ju’an eram realmente casados. O Pavilhão da Brisa Primaveril esperou por retaliações, mas nada aconteceu.

— Não é à toa que me soltaram da repartição sem mais nem menos — disse Guan Shuangshuang, rindo.

— Quer fazer uma roupa? Tenho sedas finas vindas do sul — ofereceu Du Ruo.

Ao ouvir Guan Shuangshuang, Du Ruo percebeu que Song Ju’an não a visitava há cinco ou seis dias. "As palavras dos homens nunca são confiáveis", pensou.

— Não mude de assunto! Vocês são marido e mulher ou não?

— Não.

— Eu não acredito! Aquela víbora da Yu Zhen’er disse que eram!

— Se você não acredita, não adianta eu responder — disse Du Ruo, afastando-se.

No dia seguinte, Han Liang apareceu com um pedaço de carne fresca de porco.

— Cunhada, vim morar na cidade e abri um açougue no lado oeste — disse ele com um sorriso honesto.

Du Ruo, sentindo-se menos desconfiada, agradeceu e, quando ele saiu, pediu a Xiao Guan que preparasse um churrasco para aquela noite, convidando também Ming Yang, da escola do condado, para jantar com eles.