Capítulo 122: Os Anseios da Juventude
— Veio visitar, para que o incômodo de trazer presentes? — disse a senhora Ding, em tom de censura carinhosa.
— Não é nada demais. Os nabos estão bem crocantes e doces; depois peça ao senhor Ding para guardá-los no porão, para não estragarem com o frio — respondeu Du Ruo, sorrindo.
Já dentro de casa, a senhora Ding serviu-lhe uma bandeja de sementes de girassol.
— Passo o dia vendo você enfiada naquela loja, sem sair. É raro vê-la com tempo livre!
— O movimento está fraco, não tenho muito o que fazer, então vim visitar a senhora e o senhor Ding — disse Du Ruo, pegando um punhado de sementes.
— O ano novo já está chegando. Quando você pretende voltar para casa, senhorita Du?
— Eu... — Onde quer que eu vá, ali é o meu lar... — Vou passar o ano novo aqui na cidade mesmo. Como vocês sempre cuidaram tão bem de mim, quando eu preparar a ceia e os pratos festivos, os dois precisam vir comer comigo!
— Combinado! Então seremos nós a chamá-la para passar o ano novo em nossa casa! — disse a senhora Ding, afetuosamente.
Conversa vai, conversa vem, a senhora Ding não pôde deixar de perguntar sobre os negócios.
— Uma moça sozinha e tão capaz. Quando você chegou aqui, eu e seu tio ficávamos preocupados, com medo de que algo lhe acontecesse. Como vão as vendas?
— Agradeço a preocupação. Eu também ficava apreensiva, mas, estando longe de casa, a gente tem que se virar. Os negócios vão indo, nem muito bem, nem muito mal. O suficiente para me sustentar.
— Que bom! É uma moça de fibra! Mas diga-me, já tem pretendente? Não está na hora de se casar?
— Ainda não — disse Du Ruo, com um sorriso.
A senhora Ding ponderou e perguntou:
— Que tipo de homem você procura?
— Alguém honesto e trabalhador... — Não é isso que todos dizem?
— Esse tipo é fácil de achar! Deixe que eu me encarrego de procurar por você. Você é bonita e tem mãos habilidosas, não faltarão pretendentes. Vamos encontrar um bom partido!
— Já lhe agradeço de antemão, senhora.
No meio da conversa, um idoso de cabelos brancos entrou no pátio da família Ding e, olhando para dentro da casa, disse com a voz rouca:
— Me emprestem uma enxada!
A senhora Ding, de dentro de casa, respondeu:
— Para que quer uma enxada? Está um frio de rachar lá fora! Que tipo de trabalho exige isso? Não tem medo de quebrar esses seus ossos velhos?
Pelo tom, notava-se que eram muito próximos. Du Ruo levantou-se e sorriu para o senhor na entrada. O velho não entrou, apenas disse em voz alta:
— Um médico famoso do condado vizinho examinou a Yujiao e disse que, se fizermos um pó com minhocas secas ao sol, misturado com algumas ervas e fervido em água de neve, ela ficará curada!
A senhora Ding apressou-se em sair:
— Isso é maravilhoso! Vou buscar agora mesmo para você!
Du Ruo a seguiu e assentiu para o idoso. Ele a observou com atenção, sorriu discretamente e voltou-se para a senhora Ding:
— Vou cavar um pouco perto do rio, fora dos muros da cidade! — Dito isso, voltou a olhar para Du Ruo, examinando-a da cabeça aos pés.
Du Ruo sentiu-se um pouco desconfortável, pensando: "Por que ele não para de me olhar?"
Quando a senhora Ding trouxe a enxada, o velho perguntou:
— Quem é esta?
— Esta é a senhorita Du, da alfaiataria ali na frente. Passou tantas vezes pela porta dela e nunca notou? — respondeu a senhora Ding.
— Não prestei atenção. A senhorita Du é muito parecida com a nossa Yujiao. Ah... nossa Yujiao vive doente; se ela fosse saudável como a senhorita Du, eu não viveria tão preocupado... — Ele a observou mais um pouco e saiu com a enxada.
A senhora Ding apontou para o velho e disse a Du Ruo:
— Este é o pai de Yujiao, Liu Changmao. Já lhe falei dele, não já? Dias atrás, a Yujiao parecia melhorar, mas bastou esfriar para ela cair de novo. Coitada. Venha comigo visitá-la, vamos conversar um pouco com ela.
Du Ruo assentiu.
A senhora Ding vestiu roupas quentes e as duas saíram, caminhando por um beco até chegarem à casa dos Liu. Ao entrar, Du Ruo sentiu um cheiro forte de remédio azedo e viu a jovem recostada na cama, brincando com uma lanterna de papel.
— Yujiao, a tia veio te visitar! — disse a senhora Ding, sentando-se à beira do leito.
— Tia! — A moça ergueu o rosto com um sorriso, fixando os olhos em Du Ruo, que estava logo atrás.
— Senhorita Yujiao, vim com a senhora Ding para vê-la. Moro na rua aqui da frente — disse Du Ruo, sorridente.
Ao olhar para ela, Du Ruo notou que a parte superior de seus rostos era, de fato, muito parecida.
— Venham sentar! Está frio lá fora? — perguntou Liu Yujiao, largando a lanterna.
Du Ruo puxou um banquinho e sentou-se ao lado.
— Está, sim. Dizem que vai nevar nos próximos dias. Fique bem agasalhada e não se mova, não tome friagem. Vejo que você está bem melhor do que anteontem — disse a senhora Ding, segurando e aquecendo as mãos da moça.
— No ano passado, quando nevou, eu corria o mundo todo. Meu pai vivia me dando broncas, mas este ano... não consigo nem sair.
A senhora Ding arrumou as cobertas dela e contou sobre o que o pai, Liu Changmao, tinha ido fazer fora da cidade.
— Se você estiver se sentindo entediada, chame a senhorita Du para vir aqui, vocês podem bordar juntas e conversar! — sugeriu a senhora Ding, olhando para ambas.
Du Ruo, naturalmente, não ficou calada; conversou por um bom tempo, contando histórias para fazer a moça rir. Quando Liu Changmao retornou, insistiu que ficassem para comer, mas Du Ruo, vendo que o tempo esfriava cada vez mais, declinou o convite.
Aquele inverno estava rigoroso, com um ar gélido e seco, e várias nevascas fortes caíram. Além de seus trabalhos de costura, Du Ruo dedicava duas ou três horas por dia a desenhar ou a aprimorar suas técnicas de bordado. De vez em quando, visitava livrarias, lojas de tecidos ou casas de chá.
Com o frio intenso lá fora, a senhora Ding ou vinha visitá-la ou a levava para a casa da família Liu, sem nunca se afastar muito.
Certa vez, após fazer duas peças de roupa para a loja Jinfangzhai, ela pediu que Su Mingyang as vestisse para posar em frente a um bambuzal. O chão estava coberto de neve e, ao terminarem, ambos estavam congelando. Correram para casa abraçados aos tecidos e só se recuperaram depois de muito tempo aquecidos pelo braseiro.
Sentados diante do fogo, enrolados em cobertas e segurando xícaras de chá de gengibre, só então sentiram o corpo esquentar.
— Pagarei pela roupa em outro momento — disse Su Mingyang.
— Não precisa, é parte do pagamento, pode ficar com elas — apressou-se Du Ruo. — Não é um tecido grosso, será perfeito para o início da primavera. Tive medo de que você adoecesse e eu não soubesse como prestar contas à sua mãe.
Desde que a senhora Zhou chegara à cidade, Du Ruo não a vira mais.
— As roupas da Jinfangzhai são mesmo excelentes. Os pontos são finos e densos, o bordado é plano e uniforme, e os bambus estão elegantes. Embora sejam apenas ramos e folhas, dedicaram tempo a combinar cinco ou seis tons de linha. Veste-lhe perfeitamente e combina com seu temperamento — elogiou Du Ruo, observando a roupa nele.
Su Mingyang olhou para baixo, deu um sorriso discreto e respondeu:
— São roupas para quem tem dinheiro.
— É verdade. Ganhar dinheiro de gente pobre não tem graça; o bom é ganhar dos ricos!
— E quando você pretende abrir sua alfaiataria, irmã? Como dará conta de tudo sozinha?
— Quando o tempo esquentar. Com este frio, não quero me estressar — afinal, havia muitos preparativos. — Pretendo procurar algumas irmãs com quem trabalhei na oficina de bordados para ver se querem trabalhar comigo.
Enquanto conversavam, Guan Shuangshuang apareceu, enrolada em uma capa vermelho-viva, deixando à mostra apenas um rosto redondo, branco e rosado pelo frio. Ao ver os dois diante do fogo, soltou a capa e riu:
— Cheguei em má hora?
Du Ruo virou-se para ela:
— Você nunca chega em boa hora.
— Ora, que modo de falar! A senhorita Du é sempre tão afiada comigo, não poderia ser um pouco mais doce?
— E quando é que eu não fui doce?
— Doce? Mingyang, prove e me diga! Eu não acredito!
O fogo no braseiro estava intenso, e o rosto de Su Mingyang ficou instantaneamente mais vermelho que as brasas. Ele abaixou a cabeça, sem saber se pelo calor ou pelo constrangimento.
— Você vive me retrucando, onde é que tem doçura nisso? Aposto que, toda vez que venho, você já deixa um chá de ervas amargas preparado para me receber! — disse Guan Shuangshuang, sentando-se também perto do calor.
Du Ruo, recostada na cadeira com preguiça, deu um leve chute na perna dela e retrucou:
— Está querendo apanhar, não é? Não tem um pingo de seriedade. Não é à toa que o senhor Dai gosta tanto de você! Ele vai acabar te comprando sua liberdade cedo ou tarde.
Guan Shuangshuang suspirou e balançou a cabeça:
— Será que ele vai mesmo me comprar? Quando o agrado, ele promete tudo, mas, logo depois, joga tudo aos quatro ventos! As irmãs no pavilhão vivem cochichando e rindo de mim. Que vida amarga a minha! Homem nenhum presta, é só conversa fiada... — começou ela a se lamentar.
Ela falava sem parar, e Du Ruo respondia ocasionalmente. Depois de um tempo, levantou-se para pegar dois livros e jogou um para Su Mingyang, que estava tão calado que parecia estar quase dormindo.
— Senhorita Du, não acha que estou certa? — perguntou Guan Shuangshuang de repente.
— Sim, você tem razão — respondeu Du Ruo, erguendo o olhar e fingindo uma reflexão profunda.
— A mãe Yao sempre nos corta o que é devido, confisca os presentes mais valiosos que recebemos dos clientes. Juntei dinheiro por tanto tempo, mas ainda não é o suficiente...
— Ah... que triste... — Du Ruo realmente sentia pena dela.
Guan Shuangshuang, enrolada em um cobertor, estava debruçada sobre o banquinho, olhando para as brasas. Em seu semblante, a leviandade de sempre dera lugar a uma melancolia profunda.
Quem dera saber quando esses dias teriam fim...
Du Ruo, sentindo-se cansada, mudou de posição na cadeira, apoiando a cabeça em uma mão e segurando o livro com a outra, enquanto continuava a ouvi-la. Lá fora, o vento uivava, mas, dentro do quarto, o calor trazia uma sensação de paz.
Depois de um tempo, o silêncio se instalou. O livro que Du Ruo segurava caiu no chão, e ela, com a cabeça apoiada no braço, adormeceu tranquilamente. Su Mingyang estava sentado em posição de lótus, com um livro aberto no colo, observando a outra em silêncio através do fogo.
Passado um tempo, Guan Shuangshuang disse de repente:
— Ficou hipnotizado? Nem pisca. Você gosta dela!
Su Mingyang desviou o olhar rapidamente, olhando para Guan Shuangshuang com um susto evidente.
— Meu coração está tão inquieto que não consigo dormir, e vi que você não tirava os olhos dela. Se gosta dela, por que não diz? — disse Guan Shuangshuang com um sorriso. — Se você não disser, como ela saberá? Pelo que vejo, ela te trata apenas como um irmão mais novo.
Su Mingyang a olhou, visivelmente envergonhado.
— Lá fora, na rua, não há homem que não seja um falastrão. Um rapaz como você é difícil de encontrar. Quer que eu fale por você? — provocou ela.
— Não... não precisa...
— Está bem, então — suspirou Guan Shuangshuang. — Pode ficar tranquilo, não vou contar nada a ela.