Capítulo Cento e Vinte e Um: A Loucura da Leitura Excessiva

A Mulher Hábil do Campo Sob a luz da lamparina 3506 palavras 2026-03-25 02:46:35

Du Er-cheng terminou de falar e observou a expressão dela.

— Oh... parabéns. — Du Ruo não demonstrou nenhuma reação especial e levantou-se para servir chá aos dois.

Tudo o que dizia respeito à família Song já não tinha mais qualquer relação com ela.

Han Liang colocou o punho junto aos lábios, tossiu duas vezes e continuou:
— O casamento já foi marcado, o dote foi entregue e, em breve, a cerimônia será realizada.

— Um par perfeito, talentoso e belo. — Du Ruo forçou um sorriso, acariciou a tigela de porcelana ao lado e levantou-se, dizendo aos dois: — Vou preparar o almoço para vocês, podem comer aqui mesmo! — Dito isto, caminhou em direção ao pátio dos fundos.

Após a refeição, Han Liang foi à rua comprar suprimentos para o inverno. Du Er-cheng, agindo como se fosse o dono da casa, acariciava a barriga, deitado com as pernas cruzadas sobre quatro bancos empilhados.

— Papai e mamãe ainda ficam furiosos quando mencionam seu nome; brigam tanto que chegam a quebrar as tigelas de arroz — comentou Du Er-cheng com um tom lúgubre.

— Não há nada que eu possa fazer quanto a isso.

— Se você concordasse em voltar, não seria melhor? Se voltasse, talvez o segundo cunhado e Hui-niang nem se casassem.

Du Ruo não deu continuidade àquelas futilidades.

Depois de um tempo, Du Er-cheng, enquanto estava deitado, levantou a cabeça de repente e perguntou:
— Segunda irmã, você sabe como aquela vaca da família Song morreu?

— Não foi envenenada?

Du Er-cheng virou-se imediatamente e sentou-se:
— Foi envenenada, mas você sabe quem a envenenou? Foi Hong-sheng! Ele mesmo confessou para as pessoas!

Ao ouvir o nome de Hong-sheng, o sangue de Du Ruo subiu à cabeça. Ela bateu com a mão na mesa e disse, irritada:
— Naquela época eu suspeitava dele! Pena que não havia provas. Que pena daquela bezerrinha!

Logo após falar, ela sentiu que sua reação fora exagerada, então apenas acariciou a mesa e voltou a ler seu livro, mantendo a cabeça baixa.

Já não tinha mais nada a ver com ela...

— Eles, da família Hong, sempre perseguiram a família Song. Eu nunca fui com a cara deles. Desde a última vez que usei o arco do Mestre Han e quase acertei a bunda dele, ele nunca mais ousou me provocar, mas eu nunca consegui tirar satisfação! Caso contrário, eu teria dado uma surra nele! Segunda irmã, você tem alguma ideia de como lidar com ele?

— O fato de eles perseguirem a família Song não tem nada a ver comigo. — Embora ela de fato detestasse a família Hong, nunca tivera oportunidade nem meios para enfrentar aquele trio.

— Não é só a família Song, há outras pessoas na vila também. A família toda é acostumada a intimidar os bons e agir com tirania. Eu, que sou de outra vila, já não aguento mais ver isso!

Du Ruo baixou os olhos, pensou por um momento e disse:
— O Mestre Han não tem armadilhas para caçar animais? Quando começar a nevar daqui a uns dias, enterre-as na porta da casa da família Hong!

Du Er-cheng assentiu repetidamente e soltou uma gargalhada:
— Já entendi!

— Não conte a ninguém que fui eu quem te deu a ideia! — alertou Du Ruo.

— Entendido!

No dia seguinte, o ciclo menstrual de Du Ruo começou. Ao acordar, sentiu-se indisposta, exausta, com uma dor lombar terrível, sem forças para trabalhar e com a tez pálida.

Ela pensou que talvez fosse por ter tomado banho com água fria no passado ou porque seu corpo não estava mais como antes, afinal, na cidade, não realizava trabalhos rurais, passando o dia inteiro sentada.

Após abrir a porta da loja, sentiu muito frio e voltou para o quarto para vestir mais uma camada de roupa.

Sentada na cadeira, com um cobertor fino sobre as pernas, ela tentou costurar por um tempo, mas logo sentiu um mal-estar insuportável e teve que deixar o trabalho de lado.

Descansar um pouco não ajudava em nada; sentia uma queimação interna, e seu abdômen parecia estar sendo puxado, doendo e inchando ao mesmo tempo.

Ela se levantou com dificuldade, fechou a porta da loja e voltou lentamente para se sentar na cadeira.

Seu estômago começou a embrulhar. Sem vontade nem de mover as pálpebras, ela encolheu as pernas e tocou a testa; estava fria, mas coberta por um suor frio.

Du Ruo fechou os olhos, suportando a náusea, enquanto uma voz em seu interior sussurrava: "Estou realmente morrendo..."

Não sabe quanto tempo passou, até que ouviu a porta da loja ser aberta. Guan Shuang-shuang disse, alarmada:
— O que aconteceu?! Você está sem cor, parece que vai morrer! Ming-yang! O que você está fazendo aí parado? Vá logo chamar um médico!

No instante seguinte, Guan Shuang-shuang fez sinal para ele parar:
— Volte! Ela está no período menstrual! Leve-a para o quarto e coloque-a na cama!

— E-eu, o que devo fazer? — perguntou Su Ming-yang, ansioso e confuso.

— Srta. Du! Srta. Du! Você está dormindo? — chamou Guan Shuang-shuang em voz alta.

Du Ruo abriu os olhos apenas uma fresta e sussurrou:
— Não... não me mova, estou passando muito mal, se eu me mover... temo que vou vomitar...

— O que você disse? — Guan Shuang-shuang aproximou-se para ouvir.

— Irmã, irmã Ru-lan, como você está? — Su Ming-yang perguntou, muito preocupado.

Depois de um tempo, ela foi levada pelos dois para o quarto. Assim que se deitou na cama, seu estômago revirou e, ao encostar a cabeça na beira da cama, ela vomitou.

Eles lhe deram água para enxaguar a boca, ajudaram-na a se deitar novamente e espalharam cinzas de fogão no chão.

Guan Shuang-shuang puxou o cobertor e disse a Su Ming-yang:
— Nós, mulheres, às vezes passamos por isso. Ela deve ter se resfriado e, trabalhando o dia todo sem parar, ficou debilitada. Jovem mestre Su, vá logo ferver uma água com açúcar mascavo e massageie a barriga dela. As mãos e os pés dela estão gelados, nem sei se ela chegou a comer algo de manhã!

— E-eu vou agora mesmo! — Su Ming-yang olhou para Du Ruo, deitada na cama, e correu para a cozinha.

Guan Shuang-shuang observou o quarto e disse a Du Ruo:
— Suas roupas estão sujas, vou trocá-las para você!

— Tudo bem... — Du Ruo sentiu-se um pouco melhor após vomitar. Com os olhos fechados e em transe, ainda sem forças, sentia-se como alguém que acabara de escapar da morte.

Guan Shuang-shuang encontrou um vestido limpo, tocou sua testa e, notando que o corpo não estava mais tão frio, retirou o cobertor para trocar suas vestes.

Su Ming-yang correu da cozinha e disse a Guan Shuang-shuang:
— Não tem açúcar mascavo, eu... — Ao olhar para a cama, ficou vermelho como um pimentão e saiu correndo.

Guan Shuang-shuang, enquanto vestia Du Ruo, reclamou:
— Não tem açúcar mascavo, não pode ir à rua comprar? É um típico estudioso, ficou bobo de tanto ler livros!

Depois de um tempo, uma das criadas do Pavilhão Chun-feng veio chamá-la, e Guan Shuang-shuang foi embora.

Du Ruo, exausta, adormeceu profundamente.

Não sabe por quanto tempo dormiu. Quando acordou, o quarto estava escuro. Ela moveu o pescoço e as mãos, sentindo o corpo mais leve e recuperado.

— Irmã Ru-lan, você acordou?

Ao ouvir uma voz no quarto, Du Ruo levou um susto e virou a cabeça rapidamente para o centro do cômodo.

— Ming-yang, por que você não foi para casa? — Du Ruo perguntou ao se sentar.

— Fiquei preocupado, então fiquei mais um pouco. — Su Ming-yang tateou a mesa, encontrou a pederneira e acendeu a lamparina de óleo.

O quarto se iluminou, e a luz amarelada e quente tremeluziu sobre o rosto dos dois.

Du Ruo, sentada com as pernas cruzadas e envolta pelo cobertor, sentiu-se um pouco confusa e perguntou:
— Se você não voltar, sua mãe vai ficar preocupada, não vai? Já está tão tarde.

Su Ming-yang olhou para fora da janela e disse:
— Ainda não escureceu, o tempo é que está nublado.

Du Ruo soltou um "oh". É verdade, pensou, como poderia ter dormido o dia inteiro de uma vez só?

— Irmã, espere um pouco, vou lhe trazer a água com açúcar mascavo. — Ele abriu a porta e saiu, retornando pouco depois com uma tigela.

Du Ruo pegou com cuidado e tomou um gole.
— Ainda está quente.

— Mantive o fogo baixo no fogão, para ficar morna — disse Su Ming-yang com um sorriso.

— Obrigada por todo o trabalho. — Du Ruo sentiu-se muito comovida.

Acordar e ver que o dia virou noite, não importa o momento, é sempre algo que traz melancolia. Talvez pela sensação de ter desperdiçado tanto tempo.

Su Ming-yang retirou-se para um banco ao lado e sentou-se:
— Em casa, eu costumo cuidar das minhas duas irmãs também.

Du Ruo assentiu e perguntou:
— Sua segunda irmã... Hui-niang, vai se casar em breve?

O sorriso no rosto de Su Ming-yang tornou-se ainda mais brilhante.
— Sim, o casamento já está marcado.

— Oh... — Du Ruo sorriu levemente.

Ela nem sabia por que perguntara aquilo... Apertou o cobertor ao redor do corpo e baixou a cabeça, bebendo a água de açúcar mascavo em silêncio.

Su Ming-yang olhou para a mesa com um sorriso gentil e elegante, depois voltou a olhar para Du Ruo:
— Meus pais, embora não saibam ler muito, são muito compreensivos e nunca interferem nas decisões dos filhos. O casamento da minha irmã mais velha e da segunda irmã, desde que elas estivessem felizes, meus pais não se opuseram. Imagino que será o mesmo comigo.

Pais assim são realmente raros, sensatos e priorizam os filhos acima de tudo. Na visão de Du Ruo, era assim mesmo, afinal, Hui-niang estava se casando com um homem que já fora casado...

— É muito bom, pais assim são de causar inveja. — Du Ruo elogiou.

— Irmã Ru-lan, você não precisa ficar triste. Com o tempo, seus pais certamente se sensibilizarão e a procurarão para voltar. — Su Ming-yang a consolou.

Du Ruo não pôde evitar rir, e a angústia em seu coração dissipou-se.

Não era por acreditar realmente que os pais da família Du viriam buscá-la que ela ria, mas sim por achar Su Ming-yang tão puro quanto uma folha de papel em branco; ele não mudava por causa do ambiente, mantinha sua essência original, não via maldade em ninguém e, ao ver injustiças, sempre tentava resolver as coisas de forma pacífica.

Ela conhecia bem a situação da família Du. Mesmo que os pais mudassem de ideia, Du Da-cheng não permitiria que ela voltasse; quem iria sustentar uma cunhada que foi devolvida pelo marido? A esposa de Du Da-cheng certamente daria um jeito de expulsá-la!

Por isso, sair de lá sem voltar para a casa da família Du fora uma decisão sábia.

Ela abraçou o cobertor e massageou o rosto. Olhou para o chão e viu que o vômito ao lado da cama já tinha sido limpo; o quarto estava impecável.

Du Ruo fixou o olhar no chão por um tempo e desabafou:
— É assustador acordar e ver que lá fora escureceu. Estou acostumada a ficar sozinha, o que antes não incomodava, mas hoje, estando doente, senti uma solidão profunda. Obrigada, Ming-yang.

Caso contrário, ela teria sentido como se o mundo inteiro a tivesse abandonado; seria uma sensação miserável.

A partir daquele dia, ela passou a exercitar o corpo intencionalmente, aproveitando qualquer tempo livre para caminhar pelas ruas e apreciar os novos estilos de roupas. Na verdade, eram sempre os mesmos modelos, usados pelas famílias ricas, enquanto os pobres agradeciam a Deus se suas roupas tivessem um remendo a menos.

Após colher os nabos do pátio, ela embrulhou sete ou oito nabos grandes e levou para a família da Sra. Ding, nos fundos, levando também alguns bastões de massa frita que comprara na rua.

Ao ver a visita, a Sra. Ding a observou de cima a baixo, colocou os vegetais sob o beiral da porta e puxou-a pela mão para dentro de casa.