Capítulo 151: Pintar Retratos que Ganham Vida

Meu Destino Não Era Tornar-me Imortal Jasmim dourado 4155 palavras 2026-04-01 16:57:20

A Mansão do grão-vizir estava envolta em uma atmosfera lúgubre, pesada com um cheiro de decadência.

— Relatando ao grão-vizir, este humilde criado retornou.

— Viste aquele homem?

— Vi.

— Fala!

— Aquele homem disse... ele disse... — Hesitante, o homem só continuou ao ver indícios de fúria no rosto do velho: — Ele disse que o jovem mestre sempre agiu com arrogância, gozando de má fama entre o povo de Changjing, de modo que este castigo é mais do que merecido. E ainda disse... disse que a punição foi até branda demais.

— Cof, cof, cof...

— Grão-vizir!

— Significa então que ele se recusa a desfazer o encantamento?

— Que o grão-vizir não se irrite! Aquele taoísta é extremamente arrogante! Na opinião deste criado, mesmo que ele tenha alguma prática mística, Vossa Excelência não precisa ser cortês com ele, muito menos implorar com oferendas tão generosas! Esta é Changjing, sob os próprios pés do Filho do Céu; bastaria ordenar que a prefeitura e a guarda imperial o prendessem, e, no pior dos casos, poderíamos recorrer aos mestres da Mansão de Reunião dos Imortais!

— Vão à prefeitura, e mandem outros ao quartel.

— Sim!

O tempo passou gradualmente, da manhã para o meio-dia.

A mansão permanecia silenciosa, quebrada apenas pela tosse do velho.

Vestido com trajes opulentos, o ancião de cabelos e barbas totalmente brancos sentava-se em uma cadeira estofada de espaldar alto, apoiado em sua bengala, com vários criados postados atrás dele. O mordomo de meia-idade mantinha-se ajoelhado no chão à frente, enquanto um jovem estava sentado ao lado, com o rosto desfalecido e pálido.

Sobre a mesa diante deles havia uma folha de papel onde constava o relato detalhado dos acontecimentos.

O velho já havia lido aquilo repetidas vezes.

O fato de os soldados terem retornado de mãos vazias após várias tentativas aprofundava a inquietação deles.

— Cof, cof, cof...

— Grão-vizir...

Alguém imediatamente voltou o olhar preocupado para o ancião.

— Não é nada. Graças à pílula milagrosa do mestre, após passar o antepenúltimo dia deitado de cama, nestes últimos dois dias melhorei consideravelmente, a ponto de conseguir caminhar. — O velho disse isso, lançando um relance para o mordomo ajoelhado embaixo e para o jovem sentado ao lado que era incapaz de ouvir qualquer palavra, antes de atingi-lo levemente com a bengala: — Seu desgraçado, incapaz de realizar um único acerto e bom apenas para trazer desastres, veja só a confusão em que nos meteu de novo.

O jovem ergueu a cabeça, o rosto ainda mais pálido.

Tudo o que podia ver era a boca do velho abrir-se e fechar-se, ostentando uma expressão furiosa, sem conseguir captar som algum.

Aquele silêncio absoluto enchia-o de pavor.

Nesse instante, outro criado adentrou o recinto a passos rápidos.

— Grão-vizir!

— Fala!

— Os oficiais de justiça e a guarda imperial foram lá mais uma vez, já é a terceira. O resultado foi o mesmo de antes: assim que entraram, pareceram enfeitiçados, viraram-se de imediato e retornaram, caminhando todo o caminho de volta até a prefeitura e o acampamento.

— Cof... E a Mansão de Reunião dos Imortais?

— Este subordinado acabou de ir até lá e expôs o ocorrido, mas o pessoal da mansão disse que precisa de autorização do Mestre Nacional. — Aquele que falava hesitou por um momento e abaixou ainda mais a cabeça: — Ao saber disso, o Mestre Nacional ordenou que ninguém saia, e... e ainda disse para não mais incomodarmos os oficiais e a guarda, a fim de evitar trazer mais problemas.

— O Mestre Nacional disse mesmo isso?

— Disse exatamente isso.

— Repita as palavras exatas.

— Ele... ele disse que Vossa Excelência não soube educar os membros da própria família, permitindo que ele agisse desenfreadamente na cidade, e que tornar-se surdo foi... foi um ato de clemência da parte daquele homem, aconselhando-nos a aceitar o infortunato destino e a não insistir mais nisso.

— Maldito seja, Changyuanzi! Ousa humilhar-me a tal ponto!

O velho irou-se repentinamente.

Pensando melhor, a fúria cresceu ainda mais; ergueu a bengala e desferiu outro golpe no jovem ao seu lado, enquanto o mordomo ajoelhado no chão nem ousava se mover.

Contudo, tratava-se de seu único filho e herdeiro; como poderia simplesmente ignorar a situação?

Pouco tempo depois, outro mensageiro chegou para relatar que a prefeitura, tendo recebido a ordem do Mestre Nacional, não mais ousava enviar tropas. Quase no mesmo instante, chegou outra notícia informando que o quartel estava na mesma situação.

— Insolentes!

Tomado pela ira, o velho quase sofreu um colapso fatal.

No entanto, restando-lhe poucos dias de vida e com seu único filho transformado em surdo, como poderia conformar-se?

— Vão buscar o Mestre Mu!

— Sim!

O tempo avançou do meio-dia para o meio da tarde.

Os que estavam sentados não se moviam, e os que estavam em pé não ousavam mover-se. Aquele que jazia ajoelhado sentia como se seus joelhos já não lhe pertencessem, mas ainda assim não se atrevia a mudar de postura. Naquele aposento, parecia que até o ar havia congelado.

Até que um taoísta de meia-idade surgiu do lado de fora.

O ancião prontamente levantou-se para recebê-lo.

Seu nome era Mu Shou. Originalmente, estudara o Dao em um templo na montanha Luming antes de descer para Changjing. Pretendendo juntar-se ao Templo Fantian — onde residia o Mestre Nacional — por pertencerem à mesma montanha Luming, ele buscara refúgio junto ao prelado. Contudo, embora o Mestre Nacional o tivesse acolhido, nunca lhe confiara cargos importantes. Após vagar pela Mansão de Reunião dos Imortais por alguns anos, acabou incorrendo na ira do Mestre Nacional devido a certos incidentes, sendo sumariamente expulso e relegado a vagar pelo mundo exterior.

Sua maestria nas artes místicas era profunda, com especial aptidão para a feitiçaria de maldições.

Depois de chegar a Changjing e, sobretudo, após perder-se pelo mundo dos jianghu, seu domínio místico aprofundara-se ainda mais graças ao intercâmbio com vários praticantes excêntricos.

Anteriormente, ele havia utilizado maldições para prejudicar um oficial da corte imperial, crime descoberto pelos Guardas de Wude, que quase o decapitaram. Em meio àquela urgência extrema, fora o grão-vizir quem o salvara, conferindo-lhe uma dívida de gratidão eterna.

Ao chegar neste momento, naturalmente prostrou-se em saudação imediata.

— Este humilde taoísta apresenta seus respeitos ao grão-vizir. Pergunto-me o motivo de Vossa Excelência ter me convocado com tanta urgência.

— Mestre, salve meu filho!

O ancião prontamente narrou o ocorrido, suplicando-lhe que removesse a maldição que afligia seu único herdeiro.

Uma dívida de vida pesava mais do que os céus; sem hesitar, Mu Shou aproximou-se do jovem, examinou-o com atenção, mas gradualmente franziu o cenho.

— E então?

— Respondendo ao grão-vizir, este humilde taoísta não consegue detectar vestígios de maldição ou feitiçaria no jovem mestre — disse Mu Shou. — Contudo, as artes místicas sob o céu são infinitamente variadas, e há muitas que jamais testemunhei.

— O que devemos fazer então?

— Para desatar o nó da fita, recorre-se a quem a amarrou.

Dizendo isso, Mu Shou farejou o ar, franziu a testa, lançou um olhar cauteloso ao grão-vizir, guardou suas dúvidas em silêncio e nada comentou.

— Aquele taoísta é detestável. Primeiro, enviei emissários com generosas oferendas, mas ele recusou-se a retirar o feitiço; em seguida, enviei soldados e a guarda imperial, mas todos retornaram sem êxito. Quando Changyuanzi soube disso, ainda me cobriu de insultos, proibindo a prefeitura e a guarda de intervirem novamente. É uma prepotência intolerável...

— O Mestre Nacional...

Mu Shou cerrou os olhos.

— Pergunto se o mestre possui algum meio de fazer aquele taoísta provar do próprio remédio? — disse o grão-vizir. — Não exijo que tire sua vida, basta que ele compreenda a gravidade da situação e retorne voluntariamente para desfazer a maldição de meu filho.

— O grão-vizir tem algum objeto deixado por aquele taoísta?

— Não.

— Sabe o nome completo ou a data e hora de nascimento dele?

— Conheço apenas o seu nome, mas ignoro suas datas natais.

— Isso torna as coisas um tanto difíceis.

— Há outra alternativa?

— Encontrar-me com ele pessoalmente também é viável, contudo, não sou adepto de confrontos diretos de feitiçaria, e, pelo que o grão-vizir relata, aquele taoísta parece possuir considerável poder...

— Um retrato serviria?

— Um retrato?

O taoísta sobressaltou-se brevemente e ponderou antes de responder: — Se for desenhado com perfeita exatidão, funcionará. No entanto, um pintor com tal habilidade dificilmente é encontrado com facilidade.

— Sem ocultar nada do mestre, no início deste ano conheci um homem cujos ancestrais descendiam do célebre grande mestre Dou Qiunyao, capaz de fazer com que figuras pintadas ganhassem vida e tigres retratados saltassem do papel — afirmou o grão-vizir. — Embora ele não tenha alcançado todo o talento do ancestral Dou em sua própria geração, sua técnica pictórica é exímia, quase beirando o divino. Qualquer coisa que observe, ele pode reproduzir fielmente, capturando o espírito com espantoso realismo.

— Onde está esse homem?

— Atualmente reside em minha mansão como hóspede de honra. Ele viu aquele taoísta tanto ontem quanto esta manhã... Cof, cof, cof... — O grão-vizir tossiu por alguns instantes: — Contudo, ele raramente pinta retratos humanos. Embora eu lhe tenha dado abrigo, não lhe salvei a vida, de modo que ignoro se ele aceitará.

— E se ele recusar?

— Sendo homem de índole covarde, poderei coagi-lo sob ameaça de morte.

— Perfeito!

O ancião acenou prontamente, ordenando que convocassem o Mestre Dou.

Pouco depois, o Mestre Dou compareceu.

O grão-vizir solicitou-lhe que retratasse o jovem taoísta visto na véspera e naquela manhã. Como esperado, ele inicialmente recusou, mas cedeu prontamente diante da ameaça de morte imposta pelo ancião. Em seguida, os criados trouxeram mesa e cadeiras, estenderam o papel de arroz, e o pintor ergueu o pincel. A figura de um gracioso taoísta emergiu gradualmente com nitidez, perfeita tanto nas formas quanto na essência, restando apenas dar o toque final nos olhos.

Conforme o tempo avançava para o entardecer...

A heroína Wu retornava a passos firmes. No trajeto, avistou uma barraca de bolos assados, comprou um exemplar maior do que seu próprio rosto e passou a comê-lo em pedaços enquanto caminhava, o que serviria de jantar.

Comia enquanto refletia.

Ao sair de manhã, ouvira apenas um resumo vago da situação através do próprio taoísta, mas agora, ao retornar, inteirara-se de detalhes muito mais profundos.

Incontáveis pessoas haviam ficado acamadas na mansão do grão-vizir.

Declarou que alguém ficaria mudo, e a pessoa emudeceu; decretou que ficaria surdo, e a surdez abateu-se, tal qual um imortal agindo.

Muitos almejavam descobrir quem ele era.

A heroína Wu meneou a cabeça. Já sabia que aquele homem era formidável, mas nunca imaginara que chegasse a tal extremo.

Ainda assim, continuava sendo uma imprudência excessiva.

Aproximando-se da Rua da Folha de Salgueiro, acelerou o passo.

Pelo caminho, vizinhos murmuravam e discutiam animadamente.

Ao ver a porta da casa ao lado ainda entreaberta, a heroína Wu lançou um olhar dissimulado para o interior enquanto passava, flagrando o taoísta distraído brincando com um gato no recinto, como se absolutamente nada tivesse acontecido.

Ela estacou por um instante, olhou para ambos os lados e, aproveitando um momento em que ninguém vigiava, esgueirou-se para dentro.

O taoísta atirava uma pequena bola, e o felino saltava para apanhá-la.

Ao notarem sua entrada, ambos pararam o que faziam e viraram-se para encará-la.

— Afinal, quem é você?

A heroína Wu disparou a pergunta sem delongas.

— Hm?

O taoísta pareceu surpreso, voltando-se para fitá-la: — Por que a heroína me pergunta isso?

— Curiosidade. Quem é você, afinal?

— Um taoísta. Um taoísta de Yizhou.

A heroína Wu emudeceu por um segundo.

Havia imaginado todo tipo de resposta: que ele responderia, que recusaria, que desviaria do assunto ou mudaria de direção; jamais esperara uma resposta tão direta.

Passado o breve torpor, um sorriso brotou em seus lábios, e ela inquiriu:

— Você está bem?

— Estou bem.

— Os soldados não vieram hoje?

— Vieram.

— E não o prenderam?

— Não.

— A Mansão de Reunião dos Imortais não veio atrás de você?

— Tampouco.

— Isso é obra de divindade.

A heroína Wu sentou-se imediatamente ao lado dele, com os olhos faiscando de curiosidade: — Como você fez isso? Conte-me.

— Um truque menor, que não merece menção.

— E na mansão do grão-vizir?

— Também um truque menor.

— A que templo taoísta você pertence?

— Templo Fulong.

— Templo Fulong? O que significa?

— O dragão adormecido.

— Soa um tanto formidável! — A heroína Wu ponderou, pensativa. — O seu templo é muito poderoso? Famoso?

— Graças à virtude dos ancestrais, gozamos de certa reputação.

— Como é que eu nunca ouvi falar? E olha que sou bem informada.

— Não nos manifestamos aos olhos dos mortais comuns.

— Onde é que vocês são famosos, então?

— Nas montanhas sagradas, nos palácios celestiais, entre demônios, fantasmas e divindades.

— Impressionante, taoísta...

— Graças aos méritos dos ancestrais.

Nesse exato instante, a expressão do taoísta congelou por um momento.

Parecendo perceber algo, ergueu os olhos para o teto.

Naturalmente, não se podia ver o céu de dentro do cômodo, mas parecia divisar algo além.

— Interessante...

O taoísta esboçou um sorriso suave, apanhou a bola de tecido que o gato trazia na boca e arremessou-a com um gesto. O animal saltou instintivamente para agarrá-la, mas não encontrou o objeto no ar, nem testemunhou a trajetória do arremesso.

Contudo, a bola de tecido havia simplesmente desaparecido das mãos do taoísta.

— Miau?

O gato aterrissou novamente, fitando o taoísta com evidente confusão.

O taoísta abriu as mãos vazias diante dele, riu e disse ao felino: — A arte de invocar e dissipar, gostaria de aprender?

O gato inclinou a cabeça para o lado, perplexo.

Sorrindo, o taoísta retirou a bola de tecido de dentro de suas vestes, entregou-a à heroína Wu sentada ao lado, recostou o corpo no espaldar da cadeira e fechou os olhos: — Tenho alguns assuntos a tratar, peço que a heroína faça companhia à Senhora Sanhua um pouco.

Dito isso, permaneceu de olhos fechados.

Na mansão do grão-vizir, o pintor dava o toque final nos olhos da figura, fazendo com que o retrato ganhasse instantaneamente um realismo impressionante, como se fosse uma pessoa de carne e osso.

Todos os presentes contiveram o fôlego, pasmados.

No preciso momento dessa estupefação, viram a fisionomia do retratado sofrer uma leve alteração; sua expressão tornou-se viva de repente, a ponto de virar o pescoço e fitá-los diretamente.