Capítulo Cento e Trinta e Um: Batismo
“Se fosse por mim, eu não dava um centavo para ele,” disse Henrique com firmeza. “Você não tinha prometido que ia convidar o velho Samuel para beber? Então, é só levá-lo junto!”
“Henrique, você é mesmo mão de vaca!” respondeu Luís. “Só ouvia falar, mas agora eu realmente entendi como você é!”
“Por que tanta agitação? Só estou falando o que penso,” retrucou Henrique. “Mas sobre isso, o que vamos fazer mesmo, temos que ouvir o Jorge. Sem ele, ninguém aqui ganharia um centavo!”
“É verdade, Jorge, estamos todos com você, tome uma decisão,” disse Pedro.
“O Pedro perdeu dois mil reais nesse negócio, então eu acho que deveríamos cobrir essa perda; além disso, vamos dar mais três mil de presente para ele como uma comemoração. O que acham?”
“Sem problema,” respondeu Pedro após pensar um pouco.
“Também não tenho objeções, vou seguir a orientação do mestre,” disse Luís, olhando para Henrique, esperando sua opinião.
“Eu... bom...” Henrique gaguejou, “claro que também sigo o Jorge. Esse negócio pode render mais de cem mil reais, dar essa pequena quantia não é nada, de verdade!”
Ao terminar, Henrique baixou a cabeça, sentindo a dor de ter que gastar tanto dinheiro assim sem retorno imediato.
“Henrique, você não está meio contrariado com essa história de dar dinheiro para o Pedro?” perguntou Luís.
“De jeito nenhum,” respondeu Henrique.
“Então por que, de repente, você ficou tão desanimado?” insistiu Luís.
“Estou com fome e cansado. Trabalhamos a manhã toda e nem uma gota d’água tomei,” disse Henrique. “Galera, que tal a gente ir a um restaurante e fazer uma boa refeição?”
“Claro,” afirmou Jorge, “vamos agora mesmo!”
“Vocês vão comer, eu fico no carro vigiando. Não estou com muita fome,” disse Pedro. “Com tanto material valioso, não me sinto tranquilo.”
“Relaxa, Pedro. Vou estacionar o carro na porta do restaurante, aí a gente come e fica de olho. Não vai ter problema!”
“Jorge, essa carga vai para casa primeiro ou direto para a loja?” perguntou Pedro.
“Quero levar para casa, organizar tudo e depois colocar à venda na loja.”
“Não pode demorar muito,” alertou Pedro. “Estamos com pouco dinheiro, se aparecer mais mercadoria, só vamos ficar olhando.”
“Exato, com dinheiro na mão a gente tem segurança,” afirmou Jorge. “Temos que agir rápido, separar tudo hoje à noite e amanhã já colocar à venda!”
“E receber o dinheiro logo depois!” completou Luís.
“Pessoal, vai ter que trabalhar até tarde hoje,” disse Henrique. “Vou preparar um lanche para a madrugada.”
“Comilão,” riu Luís. “Ainda nem jantou e já está pensando na próxima refeição!”
“Você é que come pouco, eu não entendo onde vai todo seu alimento. Você sempre parece comer mais que eu!” retrucou Henrique.
“Vai saber,” respondeu Luís. “Talvez meu estômago seja maior.”
“Ha ha!”
Passaram a noite organizando a carga, e ao amanhecer levaram tudo para a livraria. Depois de colocar cada livro na estante, marcar os preços, estavam todos com os olhos vermelhos e bocejando sem parar.
“Que horas são, Henrique? Não é cedo demais para abrir?” perguntou Jorge. “Se ainda for cedo, que tal tirar uma soneca?”
“Ainda são oito e pouco, ninguém compra livro agora,” respondeu Henrique. “Vou buscar algo para comer e a gente descansa um pouco. Às dez abrimos oficialmente. Tem muita coisa boa, não vou dar conta sozinho, preciso de ajuda.”
“Então vai lá, eu vou verificar se tem algo para ajustar,” disse Jorge.
“Luís, vem comigo!” chamou Henrique.
“Chama para eu ir junto comprar o café da manhã também,” resmungou Luís. “Você não é fraco, pode carregar.”
“É para fazermos companhia um ao outro,” respondeu Henrique.
“Não é noite, por que tem medo?” perguntou Luís.
“Quem tem medo?” respondeu Henrique. “Vai ou não vai? Se não for, nem precisa da sua companhia!”
“Vou! Quero comer mais que você, só para te irritar!”
“Ha ha—”
Henrique e Luís foram comprar o café da manhã enquanto Jorge e Pedro olhavam para as estantes cheias de livros, sentindo o peso dos dias anteriores ir embora.
“Agora tem que ser tudo legalizado,” comentou Pedro. “Essa confusão toda custa dinheiro!”
Pensando nos livros confiscados, Pedro ficou meio triste.
“Tem que ser tudo legal,” afirmou Jorge. “Homem honesto quer ganhar dinheiro da forma certa. Se quisermos um negócio duradouro, temos que seguir o caminho correto.”
“Exato!” concordou Pedro.
Pouco depois, Henrique e Luís voltaram assobiando, com sacolas cheias de alimentos.
“Que fartura!” disseram Pedro e Jorge, pegando as sacolas e espalhando tudo na mesa.
“Henrique, hoje você está estranho. Por que assobiar assim?” perguntou Pedro.
“É que achei dinheiro,” brincou Jorge. “Olha a cara dele, deve ter acontecido algo bom.”
“Quase isso,” riu Luís. “Quando compramos o café, o vendedor cobrou cinco reais a menos!”
“Sério, Henrique?” Jorge perguntou, a expressão ficando séria.
“Sim!” Henrique não percebeu a mudança no rosto de Jorge, continuou sorridente. “Vamos comer primeiro, depois eu devolvo o dinheiro.”
“Devolver o quê?” perguntou Jorge.
“Claro, como dinheiro público!” respondeu Henrique.
“Me dá,” Jorge pediu, meio irritado.
“Tá bom.” Henrique tirou o dinheiro e entregou.
“Luís, vem comigo,” Jorge guardou o dinheiro e saiu.
“O que vocês vão fazer?” perguntou Henrique, curioso.
“Vamos devolver o dinheiro,” respondeu Jorge. “Se não devolver, não consigo comer.”
“É mesmo necessário?” perguntou Henrique. “Ele vendeu tanta coisa para a gente, deve ter ganhado bastante.”
“Mas é dinheiro que era dele direito.”
“Posso ir depois de comer?” perguntou Henrique.
Vendo o rosto fechado de Jorge, Henrique disse: “Então me dá o dinheiro, eu levo para ele.”
“Vou com você.” Luís disse.
“Não precisa, eu consigo carregar essa quantia.” Henrique respondeu, meio chateado.
“Vou para te fazer companhia, para não ficar entediado no caminho.”
“Está com medo que eu não entregue o dinheiro e fique com ele?”
Luís sorriu e não respondeu.
Quando Henrique voltou, viu que Jorge e Pedro ainda não tinham comido e perguntou:
“O café não agradou? Por que vocês não comeram?”
“Esperando vocês dois,” respondeu Pedro. “Estamos juntos há anos, temos interesses em comum, e acho que temos temperamentos parecidos, certo?”
“Sim.”
“Então, daqui para frente, nada de dinheiro sujo, pode ser?” Jorge falou com firmeza.
“Claro que sim!” Henrique garantiu. “Quando entreguei o dinheiro ao vendedor, vi o quanto ele agradeceu, me senti até culpado. Foi uma lição profunda para minha alma.”
“Vamos comer!”
Enquanto jantavam, Luís percebeu alguém na porta, olhou para fora e quase deixou os hashis caírem de susto.
“Pedro, por que você chegou como um fantasma, sem avisar?” perguntou Luís, levantando-se com raiva. “Ficou aí de boca fechada querendo assustar a gente?”
“Que besteira é essa?” Henrique lançou um olhar para Luís. “É de dia, mesmo que fosse um fantasma, não teria motivo para medo.”
Pedro vestia preto, olhava para os livros e para a comida com um olhar sombrio, entrou devagar, sorriu tristemente e balançou a cabeça, dizendo palavra por palavra: “Realmente está farto.”
“Pedro, comeu?” perguntou Jorge. “Se não, senta e come com a gente!”
Pedro olhava para a mesa cheia de comida, os olhos vazios.
“Vem sentar,” ofereceu Pedro, puxando uma cadeira e abrindo espaço.
Pedro sentou-se, sem expressão, e começou a devorar a comida como se estivesse sozinho.
“Come devagar,” disse Henrique com medo de que Pedro comesse tudo e não sobrasse nada.
“Passei a noite em claro,” disse Pedro, limpando a boca friamente depois de comer.
“Nós também,” perguntou Pedro. “Você teve algum motivo para ficar acordado a noite toda?”
“E vocês, por que ficaram acordados?” retrucou Pedro.
“Recebemos um lote de livros, estávamos com pressa para vender, então ficamos a noite inteira organizando tudo,” explicou Pedro.
“Eu também passei a noite em claro por causa desses livros,” disse Pedro.
“E o que isso tem a ver com você?” Henrique perguntou, irritado. “Não esqueça que você saiu de fininho!”
“Não esqueci. Foi por minha causa que esses livros ficaram com vocês,” Pedro disse, olhando para os livros na estante com um sorriso amargo. “Esses deveriam ser meus livros.”
“Pedro, pare com essas ilusões!” Henrique ficou furioso ao ouvir Pedro dizer que os livros deveriam ser dele. “Você não teve vergonha suficiente ontem? Agora quer continuar com essa palhaçada?”
Pedro continuava calmo, sem se importar com a raiva de Henrique. “Ontem à noite, o Paulo me procurou.”
“Paulo? Aquele que você devia dinheiro?” perguntou Pedro.
“Não devo nada a ele, por que ele me procuraria para cobrar?”
“Vimos ontem, você pagou só o principal para o Paulo, não deu um centavo de juros. Ele ficou bravo com você!” disse Luís.
“Aquela confusão foi resolvida na hora,” disse Pedro. “Paulo concordou que, se eu pagasse o principal, não pediria os juros.”
“Então, por que ele te procurou?” perguntou Pedro.
“Ele veio para me atormentar, para acabar comigo!” Pedro aumentou a voz, cheio de raiva.
“Ele te agrediu?” perguntou Pedro.
“Não. Ele passou a noite inteira me explicando o quanto esses livros são valiosos, quanto dinheiro podem render.”
“Foi detalhado, até citou um livro específico. No fim, disse que vocês podem faturar mais de cem mil reais com essa carga! E que esse livro deveria ser meu. Disse que eu jamais ganharia tanto dinheiro na vida.”
“Falou que eu era um idiota por perder essa chance, que eu não tinha sorte, e riu até meu coração se partir!”
“Pedro, não caia na armadilha do Paulo,” alertou Pedro. “Ele está irritado porque você não pagou os juros. Está te humilhando, quer ver você fracassar!”