Capítulo Quarenta e Três: O Envenenamento da Senhora Bai

Rotina de Vingança da Matriarca da Casa do Marquês Carta de Brocado de Três Pés 2527 palavras 2026-07-30 22:39:20

Quando Lu Qingran chegou à mansão do Duque de Ning, o sol já se inclinava para o poente. Se o veneno ministrado fosse suficientemente potente ou se a dose ingerida pela senhora Bai fosse generosa, ao chegar, ela provavelmente só encontraria o funeral.

Do lado de fora do pátio leste, ao entrar, Lu Qingran viu a concubina Liu prostrada no chão, com as costas marcadas por mais de uma dúzia de vergões sangrentos, evidência clara de uma surra recente.

— Eu não envenenei... Como ousaria envenenar a senhora... Duque... peço-lhe que considere os anos em que o servi... investigue com cuidado... devolva-me a minha honra...

A concubina Liu chorava e gritava, a voz trêmula.

— Sua vadia, ainda se recusa a confessar? Continuem a surra! — Lu Zhiyuan, parado nos degraus com as mãos atrás das costas, mantinha um semblante frio e severo. Não havia um pingo de compaixão; ele nem sequer olhava para ela, como se a vida daquela mulher não tivesse valor algum.

Tamanho alvoroço parecia ser apenas uma encenação para alguém.

— Juiz dos céus, fui injustiçada! Eu não envenenei, eu não fiz isso!

A concubina Liu era mantida no chão por dois criados, e enquanto se debatia, as varas voltavam a cair. Logo, as súplicas transformaram-se em lamentos agonizantes, e o som dos golpes tornou-se o rufar de um tambor fúnebre.

Lu Qingran respirou fundo e caminhou pátio adentro. Lu Zhiyuan, ao vê-la, fechou ainda mais a cara. Quis dizer algo, mas talvez lembrando-se de sua língua afiada, virou o rosto com frieza. Lu Qingran ainda assim fez uma reverência e chamou-o de pai. Antes que pudesse subir os degraus, a concubina Liu a avistou.

— Senhorita... senhorita... imploro que faça justiça por mim... ninguém mais me ajuda...

Os lamentos não a fizeram parar. Sem sequer olhar para trás, ela entrou diretamente no aposento principal. O salão estava cheio de criados, todos de cabeça baixa, o clima opressor, como se esperassem apenas que a senhora Bai desse o último suspiro para começarem o luto.

Lu Qingran dirigiu-se ao quarto a oeste. Antes mesmo de entrar, ouviu os gritos de Lu Wanrou:

— Doutor, salve a minha mãe, imploro-lhe! Dê-me o que quiser, até a minha vida, se for preciso!

Ao ouvir isso, o canto da boca de Lu Qingran contraiu-se. O médico precisava de pagamento pelos serviços, o que ele faria com a vida dela? Uma coisa sem valor algum.

O médico suspirou:
— Sou incapaz, não posso neutralizar o veneno da senhora. Por favor, busquem um especialista mais competente.

— Não! Imploro que salve a minha mãe! — Lu Wanrou soluçava, a voz carregada de dor.

O médico saiu balançando a cabeça, resmungando:
— Este veneno não tem antídoto, a menos que Hua Tuo voltasse à vida.

Assim que o médico se retirou, Lu Qingran afastou a cortina e entrou. A senhora Bai jazia na grande cama de mogno esculpido, o rosto pálido e arroxeado, transbordando o hálito da morte, com sangue negro escorrendo constantemente pelo canto da boca.

Ela olhava fixamente para Lu Wanrou, segurando sua mão com força.

— Filha... o que mais me preocupa é você...

— Mãe, não suporto que algo lhe aconteça. Quero que viva, que nós duas nunca nos separemos! — Lu Wanrou abraçava a mão da mãe, chorando com sinceridade.

Foi só quando Lu Qingran se aproximou da cama que as duas notaram sua presença. Lu Wanrou levantou-se e avançou contra ela:

— Irmã, por que demorou tanto? A mãe fez tudo o que fez pensando no seu bem! Você a odeia tanto assim, a ponto de não querer nem vê-la pela última vez?

Diante das acusações, Lu Qingran, com o rosto impassível, afastou a mão de Lu Wanrou.

— Irmã, com essas palavras, parece até que a mãe já morreu.

— Credo! Como pode rogar praga contra a mãe?!

Ao ver Lu Qingran, o olhar da senhora Bai escureceu e desviou-se, como se não quisesse vê-la. Lu Qingran soltou uma risada silenciosa. Elas não eram inimigas declaradas, mas a indiferença entre ambas era mais profunda do que o ódio; pareciam desejar cortar qualquer laço e tornarem-se estranhas absolutas.

Nesse momento, Lu Qingran notou outra pessoa no quarto. Era um homem alto e de porte atlético, vestindo uma túnica preta com detalhes dourados. Seu rosto, elegante e refinado, guardava uma semelhança de uns cinquenta por cento com o da senhora Bai. Embora jovem, demonstrava grande serenidade. Quando ela o encarou, ele retribuiu o olhar, que se tornou instantaneamente mais frio.

— Primo Chuan... — chamou a senhora Bai.

O homem aproximou-se apressado, ajoelhou-se e segurou a mão da senhora Bai.

— Tia, diga-me o que deseja, estou ouvindo.

Lu Qingran compreendeu de imediato: aquele devia ser o sobrinho da senhora Bai. Pela idade, o primogênito, chamado Bai Jingchuan. A família Bai era formidável; gerações guardando a fronteira norte, detentores de poder militar e mais influentes que as famílias nobres comuns, sendo, por isso, muito estimados pelo Imperador. O atual patriarca era Bai Qi, irmão de sangue da senhora Bai e governador-geral de Anbei, controlando treze províncias. Bai Jingchuan era o segundo filho legítimo de Bai Qi; após a morte do primogênito em combate, ele assumiu o posto. Dizia-se que, apesar de jovem, já colecionava feitos notáveis, sendo o líder da nova geração dos Bai.

Com a chegada da família Bai à capital, era evidente que as correntes subterrâneas da corte estavam agitadas, envolvendo até mesmo os distantes Bai de Anbei.

A senhora Bai segurou a mão do sobrinho, as lágrimas correndo.

— Temo que eu não sobreviva... só posso lhe pedir... que cuide de suas duas irmãs... Wanrou tem um temperamento dócil... e sua situação atual é delicada... cuide bem dela... Quanto a Qingran... ela não tem juízo... mas, afinal, foi quem eu pari... ela se meteu em um problema grave... só posso pedir que a família Bai a proteja... tire-a da capital... o mundo é vasto... que ela nunca mais volte...

O mundo era vasto, mas a senhora Bai não mencionou onde seria o seu lar.

Lu Qingran ouvia em silêncio. A senhora Bai até que se preocupava com ela, mas, aos seus olhos, parecia mais um esforço para eliminar obstáculos para Lu Wanrou.

Bai Jingchuan assentiu com firmeza:
— Não se preocupe, tia. Guardarei cada uma de suas palavras.

— Bom, muito bom...

A senhora Bai sentiu-se aliviada e, por fim, olhou para Lu Qingran. Mas, após um breve vislumbre, desviou o rosto novamente, como se fosse um suplício vê-la por mais um segundo. Lu Qingran tentou aproximar-se da cama, mas Lu Wanrou a interceptou.

— Mãe... não me deixe... a senhora é quem mais me ama neste mundo... se a senhora se for, o que será de mim...

Ao ouvir isso, as lágrimas da senhora Bai caíram ainda mais rápido. Ela abraçou Lu Wanrou:

— Eu também não quero me separar de você...

Ao dizer isso, a senhora Bai vomitou novamente sangue negro.

— Vou lhe dar a chave do meu cofre particular... fique com as escrituras das propriedades... para que tenha prestígio na mansão do Marquês no futuro... — Com esforço, ela tirou uma chave debaixo do travesseiro.

— Eu não quero! Só quero a mamãe!

— Criança tola... se você não aceitar, cairá nas mãos de outra pessoa...

Lu Qingran arqueou uma sobrancelha:
— Ora, a senhora não estaria falando de mim, estaria?

Ao ouvir Lu Qingran, a senhora Bai ficou tão furiosa que vomitou mais sangue.

— Eu... eu não quero vê-la... nem na morte...

Lu Qingran assentiu:
— Pois bem, parece que sou muito indesejada pela Duquesa. Sendo assim, retirarei-me. Mas, que fique claro: sem o meu tratamento, a senhora só poderá esperar pela morte. E, nesse caso, a herança realmente cairá nas mãos de outra pessoa.

Dito isso, Lu Qingran virou-se para sair. Antes que alcançasse a porta, porém, Bai Jingchuan interceptou-a em poucos passos.

— Você pode curar a minha tia?

Lu Qingran deu um riso de escárnio:
— É uma pena que ela não precise.

— Pare de sarcasmo! Ela é sua mãe!

— Quem me deu à luz deveria ser minha mãe, mas quem gera e não cria, não merece esse título.