Capítulo Trinta e Três: Pai mata filha
"A mulher que me criou é um demônio! Uma assassina cruel e imperdoável! Você matou meu filho! Exijo que pague com a vida! Quero que morra!"
Dois oficiais escoltavam uma mulher. Ela vestia um manto de seda púrpura bordado com peônias em fios de ouro, ostentava pulseiras de jade nos pulsos e grampos de ouro cravejados de joias nos cabelos. Embora sua aparência não fosse deslumbrante, estava muito bem preservada; apesar das rugas finas nos cantos dos olhos, que deveriam lhe conferir um ar benevolente, naquele momento, sua expressão era feroz e distorcida.
Ela encarava Pei Jiusi com um ódio tão profundo que parecia capaz de devorá-lo vivo.
Lu Qingran supôs que aquela mulher deveria ser a ama de leite de Pei Jiusi, e também a mãe do criado que ele havia matado dias atrás. Pela elegância de suas vestes, era evidente que Pei Jiusi a tratara com extrema consideração no passado.
"Você foi envenenado, não sobreviverá! Haha, vinguei meu filho! Seu monstro, vá pedir perdão a ele no inferno!"
Enquanto a mulher gritava, Song Yuchuan respirou fundo e ordenou que seus subordinados a retirassem dali.
"Eu pretendia buscar um médico para ele, mas ele insistiu que só você poderia salvá-lo", disse Song Yuchuan.
"Ele ainda quer viver?", Lu Qingran soltou uma risada seca.
"O que quer dizer com isso?"
"Vou escrever uma receita agora mesmo. Peço que o magistrado Song envie alguém à farmácia o quanto antes."
"A senhora sabe que tipo de veneno ele ingeriu?"
"Sim."
Como não havia papel ou pincel à mão, Song Yuchuan pediu que ela ditasse os ingredientes, prometendo anotá-los para enviar um subordinado à farmácia. Lu Qingran listou mais de dez ervas medicinais, e Song Yuchuan partiu apressado.
Na cela, restaram apenas os dois. Lu Qingran olhou para Pei Jiusi. Ele continuava a sorrir, mas era um sorriso autodepreciativo, com um olhar vazio. No chão, uma marmita estava virada, com a comida espalhada.
Lu Qingran contornou a desordem e aproximou-se. À frente dele havia uma tigela grande com metade de uma porção de macarrão, ainda impregnada de veneno. Estava no sexto mês de gestação e não conseguia se agachar; teve de apoiar-se na parede para sentar-se.
"Você poderia simplesmente ter comido todo o macarrão e me poupado o trabalho de vir até aqui."
Ao ouvir a voz, Pei Jiusi virou-se para ela.
"Eu adorava o macarrão que ela fazia... Ela disse que passou duas horas preparando esta tigela... com medo de esfriar, medo de derramar... veio correndo... insistiu que eu comesse enquanto estivesse quente..."
"Você suspeitava que estivesse envenenado, não é?"
"Mas o aroma era irresistível... fazia tanto tempo que ela não cozinhava para mim..."
Ao ouvir aquilo, Lu Qingran sentiu um aperto no coração.
Pei Jiusi era o único filho da falecida imperatriz, que morrera pouco depois do parto. Foi a ama de leite quem o cuidou dia e noite, criando-o como seu próprio filho. Em seu coração, o afeto por ela era talvez maior do que por qualquer pessoa. Ele estava apostando na lealdade dela, acreditando que ela não envenenaria seu prato favorito, mas perdeu a aposta.
Lu Qingran perguntou novamente: "Ainda quer viver?"
Pei Jiusi encostou-se na parede e permaneceu em silêncio por um longo tempo. Lu Qingran não o pressionou e sentou-se ao seu lado. Ele já estava envenenado, e com o veneno do macarrão, não demoraria muito para morrer. Mas o destino dele estava em suas próprias mãos.
Lu Qingran estava exausta e acabou adormecendo encostada na parede. Não deve ter dormido muito, pois, ao acordar, percebeu que estava apoiada em Pei Jiusi. Ao notar o movimento, virou-se rapidamente e viu que ele estava com os olhos fechados.
Assustada, ela checou sua respiração.
"Viver não tem muita graça", ele disse, abrindo os olhos.
Lu Qingran recolheu a mão e soltou um riso frio: "Mas eu quero viver. Por mim e pelo meu filho."
Pei Jiusi olhou para a barriga dela, e seus olhos, antes inertes, vibraram levemente. Após um longo intervalo, ele sorriu e balançou a cabeça: "Peço o favor de me desintoxicar, senhorita Lu."
Lu Qingran suspirou aliviada. Tentou levantar-se, mas seu corpo pesado a impediu. Pei Jiusi estendeu a mão e a ajudou. Ela o observou por um instante, pegou seu estojo de agulhas e iniciou o procedimento para expelir o veneno. Enquanto ela aplicava a acupuntura, Song Yuchuan trouxe a decocção preparada.
Após expelir a toxina e ingerir o antídoto para limpar os resquícios, a tez de Pei Jiusi finalmente melhorou.
"A senhora Xing...", hesitou Song Yuchuan, "ela cometeu suicídio batendo a cabeça na parede."
Pei Jiusi fechou os olhos. "Velho Song, por favor, enterre-a ao lado do túmulo de Xing Qing."
"Como desejar."
Toda aquela provação deixou Pei Jiusi extremamente debilitado, sem forças sequer para se manter encostado na parede.
"Na noite de núpcias, foi Zhao Yan quem colocou o afrodisíaco em meu vinho", revelou ele.
Song Yuchuan ficou chocado: "Como pôde ser ele?"
"Ele fez isso por causa de Xianyu."
"Xianyu? Aquela dançarina? Será que ela é uma espiã do Príncipe Herdeiro?"
Pei Jiusi negou: "Não sei. O inimigo ainda não mostrou suas garras."
Como o culpado ainda estava nas sombras, era necessário continuar a investigação; a missão agora ia muito além de apenas provar a inocência de Pei Jiusi.
Ao sair da prisão, Lu Qingran sentiu-se zonza e foi amparada pela ama Duan.
"O magistrado Song providenciou uma carruagem para nós."
Lu Qingran assentiu e, com o auxílio da ama, saiu pela porta principal do tribunal. Uma carruagem aguardava. Assim que entraram e o veículo partiu, Lu Qingran fechou os olhos, decidida a não desfalecer; precisava resistir àqueles dias difíceis. Enquanto estava em um estado de semiconsciência, a ama Duan disse subitamente:
"Algo está errado. Este não é o caminho para a Mansão do Marquês."
O coração de Lu Qingran disparou. Ela abriu os olhos imediatamente, mas a ama Duan já havia saído da carruagem. Logo, sons de luta ecoaram do lado de fora, e a carruagem acelerou. Ela mal conseguia se equilibrar, segurando-se nas laterais para não ser arremessada. Pouco tempo depois, a carruagem parou bruscamente.
Lu Qingran respirou fundo e abriu a cortina, encontrando Lu Zhiyuan parado a poucos passos de distância.
Ela franziu a testa: "Se o senhor sentia saudades da sua filha, bastava enviar alguém à mansão. Eu certamente viria visitá-lo. Por que armar tudo isso?"
Lu Zhiyuan olhou-a com frieza: "Já que estamos à porta de casa, por que ainda não desceu?"
"Já está muito tarde, devo retornar à Mansão do Marquês."
Lu Zhiyuan estreitou os olhos: "Se for inteligente, descerá sozinha, para não me obrigar a usar a força."
Lu Qingran cerrou os punhos. Desde que os problemas começaram, ela nunca havia confrontado Lu Zhiyuan diretamente. Primeiro, porque ele nunca a considerou uma ameaça; segundo, porque ela evitava o embate, sabendo que ainda não tinha forças para enfrentá-lo. Mas Lu Zhiyuan era cauteloso e cruel o suficiente para não lhe dar chance de virar o jogo, decidindo eliminá-la.
Ao vê-la relutante, Lu Zhiyuan perdeu a paciência e ordenou que dois subordinados se aproximassem.
"Eu mesma desço", disse ela prontamente, sabendo que não suportaria a violência deles em seu estado atual.
Apoiando-se nos braços, ela desceu da carruagem e olhou para a entrada do beco, mas a ama Duan ainda não tinha conseguido se livrar dos agressores. Lu Zhiyuan virou-se e caminhou em direção à mansão, e Lu Qingran não teve escolha senão segui-lo.
Aquele era o portão dos fundos da mansão do Duque. Tudo estava silencioso, e o caminho tornava-se cada vez mais escuro. Ao longo do corredor, chegaram ao Lago Lanxin, no quintal dos fundos, que, para sua surpresa, estava completamente seco. Um pressentimento terrível tomou conta de Lu Qingran. Como esperado, logo chegaram à frente do depósito de lenha.
Aquele fora o local onde a concubina An fora assassinada. Lu Zhiyuan pretendia matá-la da mesma maneira!