Capítulo 149: Este aqui é ainda mais formidável!
A Guilda dos Magos não possui um décimo andar.
A escadaria tecno-mágica atinge o seu ápice logo no nono andar.
Ansul seguiu os passos do diácono, atravessando corredor após corredor. No fim do último corredor, deparou-se com uma nova escadaria que serpenteava para o alto, estendendo-se em direção a um destino desconhecido, parecendo desafiar as leis da física.
— A partir daqui, terá de prosseguir sozinho. Não me é permitido acompanhá-lo — disse o diácono a Ansul.
Caminhando escada acima por uma espiral envolta em uma aura de mana azul-clara, pisando em degraus que cintilavam com ondulações prateadas, Ansul sentia que, a cada andar superado, mais se afastava do mundo terreno. A luz das estrelas espalhava-se pelos degraus, fluindo de maneira suave.
Aquela luz estelar parecia-lhe familiar.
Quando Ansul finalmente alcançou o topo da escadaria, deparou-se com um portal colossal, sumptuoso e sagrado, que parecia sustentar todo o firmamento. Imponentes pilares de mármore, esculpidos segundo a estética da Luz Sagrada, alinhavam-se ao longo da imensa porta. Sete runas sagradas — Cura, Alquimia, Brilho, Druidismo, Castreza, Astral e Ordem — estavam gravadas nos pilares.
Ansul compreendeu imediatamente: aquilo era o Mundo de Naraku.
O décimo andar da Guilda dos Magos era, na verdade, um mundo inteiro.
O patamar desse mundo situava-se, no mínimo, no sétimo nível, o equivalente a um reino semideus.
Conforme constava nas lendas do mundo, aquele era o ápice dos recursos da Guilda dos Magos e da Sé dos Sete deuses: o mundo-catedral de sétimo nível, conhecido como o «Portão do Paraíso».
Naraku era a designação dada aos fragmentos de mundos outrora destruídos, e aquele lugar constituía a prova irrefutável da queda do Paraíso.
O mundo além do portal era de uma imensidão insondável.
Olhando para longe, através do céu azul-marinho para além dos batentes, podiam distinguir-se os Templos dos Sete Deuses erguidos sobre o mar de estrelas.
Enquanto os Templos dos Sete Deuses em Fahlur encontravam-se apenas no mundo secular, os verdadeiros e sagrados Templos dos Sete Deuses erguiam-se no âmago do mundo celestial.
À frente estendiam-se vastos campos de flores brancas de Cecília, cujo manto floral se prolongava até aos confins do portal colossal. A luz estelar resplandecente caía dos céus, e um brilho azul-claro envolvia suavemente cada pétala.
— Este não é um lugar onde vossa mercê deva pisar.
Uma voz etérea parecia ecoar das alturas celestes, ressoando simultaneamente nas profundezas da alma, carregada de uma imponência inegável.
Logo às primeiras palavras, revelava-se a autoridade de um ser supremo.
Ansul estreitou ligeiramente os olhos e absteve-se de avançar, evitando incorrer em ofensa àquele misterioso semideus.
Ansul deteve-se.
Seguiu-se um longo silêncio.
O Paraíso não obedecia a uma passagem regular do tempo. À medida que o crepúsculo descia lentamente, tingindo de âmbar as pétalas outrora alvejadas pela luz estelar, o tempo escoava-se vagarosamente, enquanto Ansul permanecia absolutamente imóvel.
Decidiu adotar a tática de não se mover a menos que o outro o fizesse.
Após mais um período interminável de mutismo:
— Por que motivo não avanças? — inquiriu a voz etérea.
— Não foste tu quem disseste que este não é um lugar onde eu possa pisar? — retorquiu Ansul com toda a franqueza.
— O que quis dizer foi que o meu campo de flores fica bem à tua frente, sendo proibido pisá-lo — explicou a voz etérea com serenidade. — Podes dar a volta para chegar aqui.
Este Deus da Magia até parecia ter sensibilidade ecológica.
Ansul deu a volta, aproximando-se do portal colossal.
Entre o mar de flores de Cecília, erguia-se uma catedral sagrada. No ponto mais denso da floração—
Encontrava-se um homem de feições ocultas, envergando túnicas escarlates. O vestuário sumptuoso e sagrado arrastava-se até aos seus tornozelos, com as bainhas bordadas com os motivos característicos da Igreja da Luz Sagrada. Estava de costas para o mundo mortal, fitando o ocaso de um sol alaranjado que parecia mergulhar diante de si, enquanto o firmamento resplandecente renascia, num ciclo perpétuo de alternância entre a luz estelar e a luz solar.
O Ser Sem Rosto, o guardião rotativo do Portão do Paraíso, o Olho Alvo e portador do «Cajado do Brilho».
— Ansul Morningstar.
A única coisa que se podia discernir claramente eram os seus olhos, de uma alvura pura, que pareciam conter uma luminosidade infinita.
— Sabe o que este portal significa?
Ansul abanou a cabeça. Na verdade, sabia perfeitamente o que se encontrava do outro lado, mas fingia ignorância.
— Para além desta porta, jazem os verdadeiros Templos dos Sete Deuses, e constitui também uma das chaves que conduzem ao Reino Divino. Contudo, a Sé nunca logrou superar as provações do Paraíso, razão pela qual este lugar continua vulnerável às incursões de divindades malignas. Proteger o Portão do Paraíso é o dever intransmissível de cada cardeal. Compreende o peso disto?
— O nosso encontro aqui, neste exato momento, neste preciso ponto do espaço-tempo... compreende o verdadeiro significado de tudo isto?
O significado... Ansul mergulhou em profunda reflexão.
Estaria a ser repreendido?
Estaria o cardeal a dar uma lição ao Filho da Maldição?
Ou seria uma expressão de expectativa, uma sugestão velada de que deveria assumir o fardo do Paraíso, ou talvez a intenção de lhe transmitir algum segredo divino? Inúmeras hipóteses cruzaram a mente de Ansul, mas todas foram descartadas sucessivamente.
O espaço-tempo, este exato momento... que sentido tão profundo poderia albergar?
— Sua Eminência Merlin, peço que me explique diretamente — disse Ansul.
— Isto significa...
Merlin soltou um suspiro pausado. Naquela voz etérea e solene ressoava a mais solitária e gélida melancolia, assemelhando-se ao suspiro derradeiro nos confins do universo:
— Significa que a minha hora de saída já passou há muito, e estou a fazer horas extraordinárias por tua causa!
Que raio de conversa é esta?
A expressão de Ansul permaneceu inalterada.
— A minha ronda de guarda à porta calha às terças, quintas e sextas; às segundas, quartas e sábados é a vez daquele velho ranheta da Igreja da Ordem, mas eu já estou a fazer turnos de guarda consecutivos há um ano inteiro.
— Aquele maldito velho caquético — lamentou-se Merlin com um suspiro.
O guardião rotativo do Portão do Paraíso, um título que soava tão arcano e enigmático, não passava afinal de um velho a fazer turnos de guarda!
Merlin suspirou, resignado.
Ansul sentiu que a imagem solene que tinha do Deus da Magia acabara de sofrer um ligeiro desvio.
— Já examinei a magia que submeteste.
Adotando o tom displicente de quem cumpre uma obrigação burocrática, Merlin acrescentou:
— O conceito até tem a sua graça.
— Aquele feitiço de iluminação ainda está numa fase rudimentar, há muito espaço para melhorias — retorquiu Ansul, adotando uma postura modesta por ter sido elogiado pelo Deus da Magia.
— Que feitiço de iluminação? — perguntou Merlin com um ar perplexo. — Estava a referir-me à [Comunicação Amigável]. É tão divertida, uma verdadeira alegria.
— [...] — Ansul achou que os circuitos cerebrais daquele Deus da Magia tinham algum parafuso a menos.
Afinal, aquela magia maldita já era considerada um tabu no mundo exterior.
— Se combinarmos o feitiço de iluminação de raios X, a comunicação dolorosa amigável e a distorção espacial, poderíamos transmitir em direto o inimigo nu e com as feições feminizadas. Não achas que isso também teria piada?
Ansul decidiu tentar a sua sorte.
— Ora, de facto, é bastante interessante — concordou Merlin, assentindo com um ar pensativo. — Não fazia ideia de que o rapaz até entendia de magia.
Se o elogio de Merlin de que «entendia de magia» se espalhasse pelo mundo exterior, certamente causaria um enorme alvoroço.
— Sendo assim, o feitiço de iluminação de raios X também deve ter o seu interesse, certo?
— De facto. Mostra-me o circuito mágico desse teu feitiço de iluminação por raios X.
Os olhos de alvura pura de Merlin fitavam Ansul fixamente.
Estar de guarda durante tanto tempo era extremamente aborrecido, e aquele miúdo chamado Ansul parecia divertido; bem merecia uma pequena recompensa.
Ansul apresentou o circuito mágico.
— Aproxima mais, há luz sagrada a mais nos meus olhos e não consigo ver bem.
Portanto, "olhos de alvura pura" significava simplesmente cataratas?
Por que razão aquele velho guardião tinha tantos defeitos?
Merlin tomou o circuito, examinou-o com calma e fez algumas modificações precisas:
— Hum, este tipo de luz sagrada é deveras peculiar, tem o seu encanto. Há outros elementos misturados, por isso decidi amplificar as outras frequências luminosas para tornar a coisa ainda mais interessante.
Ansul pegou no resultado e leu:
[Feitiço de Iluminação por Luz de Radiação]
[Magia de Nível Médio, Grau Lendário]
[Custo de Mana: 4]
[Efeito: Irradia com luz sagrada de alta radioatividade, possuindo uma certa probabilidade de induzir mutações irregulares; quanto mais jovem for o alvo, mais vulnerável será aos efeitos da alteração]
[Observação: O senhor Merlin André é um piedoso bispo da Luz Sagrada. Através dos seus estudos, concluiu que a luz radioativa constitui um ramo raro da própria Luz Sagrada]
[...]