Capítulo Quarentinha e Quatro: Opressão e Abuso

Você virou carcereiro e prendeu o imperador? O velho do cajado de bambu 2565 palavras 2026-07-30 22:31:57

Pagou dez centavos e o jovem monge leu a vidente para esclarecer suas dúvidas: "O que você deseja certamente se realizará, está bem diante de seus olhos, espere com paciência, uma pessoa nobre está ao seu lado e sua sorte e longevidade serão infinitas."

Chen Moli entendeu mais ou menos, agradeceu ao jovem monge e partiu apressadamente.

Quando voltou, Chen Moli primeiro alimentou as galinhas, os patos e os gansos, e só então começou a preparar o jantar.

Assim que Chen Jinnian voltou do tribunal, contou tudo o que tinha visto e ouvido no templo.

"O quê? Havia atos tão obscenos dentro do templo? Parece que esse monge não cortou realmente os laços com o mundo mortal", exclamou Chen Jinnian, chocado.

"Não sei ao certo, só dei uma olhada rápida e fugi por medo de ser descoberta. Devo ir lá de novo amanhã?"

Chen Jinnian acenou com a mão; se Chen Moli fosse com frequência, certamente atrairia a atenção do templo.

A cena que ela espiou hoje corroborava a suposição anterior.

"Outro dia eu mesmo irei lá", disse Chen Jinnian.

"O que você vai fazer lá? Por acaso pretende curar aquelas mulheres devotas?"

Chen Jinnian estalou a língua: "O que você pensa de mim? Vou investigar um caso!"

O condado de Panniu era um lugar tão pequeno. Se houvesse algum rancor entre vizinhos, teriam resolvido o problema na hora e não seriam tão cruéis a ponto de tirar uma vida daquela maneira.

Havia apenas uma hipótese: a pessoa que Hua Rong ofendera queria simplesmente vê-la morta.

No dia seguinte, Chen Jinnian não foi direto para o tribunal, mas dirigiu-se à casa de Hua Rong.

Os pais e o irmão mais novo de Hua Rong velavam o corpo.

Era verdadeiramente a tragédia de pais enterrando um filho.

Faltava apenas mais um dia para o sepultamento. Contudo, outro absurdo aconteceu bem diante de Chen Jinnian.

Esta mulher, estivesse viva ou morta, ainda tinha grande utilidade para alguns.

Uma alcoviteira aproximou-se e chamou o pai de Hua Rong para o lado de fora.

Quando o pai de Hua Rong se levantou, a esposa puxou a barra de sua veste e balançou a cabeça, sinalizando para que ele não saísse.

No entanto, o pai de Hua Rong disse que não havia problema, que iria ver se por acaso era alguém propondo casamento para o filho.

Afinal, não podiam deixar o filho sozinho só porque a filha havia morrido; além disso, a família precisava perpetuar a linhagem.

Chen Jinnian queimou algumas folhas de papel votivo para Hua Rong, acendeu um bastão de incenso e foi dar uma olhada no quarto dela.

O aposento já havia sido arrumado e estava igualzinho a antes.

O irmão mais novo de Hua Rong aproximou-se e perguntou: "O assassino foi encontrado? Há alguma pista?"

Mas Chen Jinnian respondeu a outra coisa: "Sua irmã costumava ir ao templo a trinta li daqui?"

O irmão respondeu que sim, especialmente antes de ficar noiva, ia todos os meses, dizendo que era para pedir por um bom casamento.

A família não a impedia; além disso, seria impossível impedi-la.

"Eu não concordo! É minha filha, que criei com tanto suor e sacrifício. De jeito nenhum!"

"Por que não concorda? Seu ventre não foi capaz de gerar um bom fruto e só pariu uma desgraça. Agora a alcoviteira veio propor um casamento póstumo para ela, que mal há nisso?"

"Ela não pôde se casar em vida, mas agora que está morta precisa de um companheiro, ou o que será dela se virar uma alma errante?"

Ao ouvir vozes alteradas vindo de fora, Chen Jinnian e o irmão de Hua Rong saíram do quarto, um após o outro.

Viram que os que discutiam eram justamente os pais de Hua Rong, e foi assim que ouviram sobre o casamento póstumo.

Parece que a alcoviteira escolhera aquele momento exato para arranjar um consórcio fúnebre para Hua Rong.

A alcoviteira parecia saber que o negócio não seria fácil de fechar, por isso não tinha pressa em ir embora e fizera questão de ficar para tentar convencê-los com sua lábia infalível.

"Se Rong'er estivesse viva, eu certamente não viria aqui. Mas agora ela já morreu e não poderá desfrutar das alegrias dos vivos."

"Se realizarmos um casamento póstumo, ela poderá ser sepultada no jazigo da família ancestral, o que é muito melhor do que vocês a enterrarem em qualquer cova num terreno baldio."

"Além do mais, a outra família está disposta a pagar bem. Vocês precisam pensar nisso com carinho", argumentou a alcoviteira, pintando o cenário da forma mais atraente possível.

Contudo, uma mãe jamais desejaria ver sua filha tratada como um mero objeto a ser comprado e vendido.

Por outro lado, o pai achava que o que a alcoviteira dizia fazia todo o sentido.

Sabendo que não conseguiria demover o marido daquela ideia, a mãe de Hua Rong chorou copiosamente por alguns instantes e acabou cedendo.

Perguntou em voz baixa: "Que tipo de família você foi arranjar para minha filha? Se forem pessoas desonestas ou de índole má, eu prefiro morrer a aceitar."

A alcoviteira sorriu e respondeu: "Como eu poderia sugerir tal gente? É uma família de criadores de porcos na vila vizinha."

"O filho mais novo deles morreu há dois anos e foi sepultado às pressas. Desde então, eles vêm tentando encontrar uma boa moça para ele."

"Agora que aconteceu essa fatalidade com a filha de vocês, eles me procuraram para saber se poderíamos unir os dois."

"Assim, os dois jovens farão companhia um ao outro no além-túmulo. Eles também disseram que, se aceitarem o casamento póstumo, não se importarão que Hua Rong seja sepultada no jazigo da família deles, e os dois serão enterrados juntos. Isso é uma verdadeira bênção."

Chen Jinnian sinceramente não conseguia enxergar que tipo de bênção era aquela, mas como não pertencia àquela família, não tinha o direito de criticar.

Por outro lado, pensando bem, poder entrar no jazigo ancestral e ser lembrado e cultuado mês após mês talvez fosse algo positivo.

Vendo que os pais de Hua Rong não diziam nada, a alcoviteira interpretou o silêncio como consentimento.

Com um sorriso radiante no rosto, ela disse: "Já que vocês concordaram, vou voltar correndo para dar a resposta. Daqui a pouco eles devem mandar os preparativos para vir buscar a noiva."

Chen Jinnian olhou para o caixão de madeira fina e suspirou.

Em seu coração, a determinação de encontrar o assassino se fortaleceu ainda mais; aquele criminoso era repugnante demais.

Para evitar que outras mulheres sofressem a mesma violência, era imprescindível encontrar pistas naqueles dias.

Aproveitando um dia de clima agradável e ensolarado, Chen Jinnian levou Gu Siyuan ao templo situado a trinta li de distância.

O templo mantinha seu aspecto habitual. Gu Siyuan havia se arrumado com esmero.

Contudo, aquela vestimenta era completamente diferente de suas produções habituais, pois não tinha a intenção de realçar sua beleza.

Pelo contrário, ela se vestira de forma rústica e simplória. Mas Gu Siyuan sabia que a viagem tinha fins investigativos.

Por isso, não guardou nenhum rancor de Chen Jinnian por tê-la feito assumir tal aparência.

"O que devo fazer quando chegarmos lá dentro?", perguntou Gu Siyuan.

"Improvisada a situação, agiremos conforme o momento. Chen Moli disse da última vez que havia mulheres procurando os monges para se curarem; você dirá que também está doente. Entre primeiro e eu logo irei atrás."

Terminada a orientação, Gu Siyuan respirou fundo, achando toda aquela situação no templo deveriammente absurda.

"Você suspeita que os monges deste templo assassinaram Hua Rong?"

"Ela vinha ao templo em busca de um bom casamento, mas me lembro vagamente de que, há muito tempo, circulavam boatos sobre a presença de um demônio por aqui, embora eu não saiba se é verdade."

Olhando para os portões do templo, Gu Siyuan deixou seus pensamentos divagarem.

Muitos anos antes, quando ainda era muito jovem, ouvira falar que todas as moças do condado em idade de se casar costumavam peregrinar até aquele templo para rogar por proteção.

Mais tarde, um sacerdote taoísta errante passara por ali e declarara que o templo acumulava uma energia yin excessiva.

Mesmo abrigando estátuas de bodhisattvas e Budas, o local deveria irradiar uma luz divina.

Por que, então, uma densa névoa negra pairava sobre o telhado do templo? As pessoas comuns naturalmente não conseguiam enxergar tal fenômeno.

No entanto, o praticante taoísta explicou tudo com grande propriedade, chegando a afirmar que invadira o templo para subjugar o demônio.

Descobriu-se que se tratava de uma raposa espírito da montanha que, tendo cultivado poderes mágicos, enfeitiçara o jovem e belo noviço do templo.

O jovem monge, completamente enfeitiçado, obedecia a todos os seus caprichos. A raposa, por sua vez, aproveitava para devorar as oferendas de incenso destinadas aos Budas.

Dia após dia, seus poderes aumentaram tanto que ela perdeu o interesse em alcançar a imortalidade, passando a tiranizar homens e mulheres nos arredores do templo.