Capítulo 38 — Amantes Malfadados
Sair do Pavilhão Chunhua significava tornar-se um errante sem raízes; talvez, ao chegar o inverno, morresse de fome na beira da estrada.
— Quando o Pavilhão Chunhua voltará a funcionar? Não cabe a mim decidir, apenas o magistrado Gu pode dar o veredito — disse Chen Jinnian.
A cortesã assentiu. Ela sabia que o poder de Chen Jinnian era limitado, mas ainda assim o procurou, na esperança de obter alguma informação valiosa. Ao levar os dois ao tribunal, o magistrado Gu sabia que era a sua vez de intervir. Primeiro, agradeceu a Chen Jinnian pelo bom trabalho na investigação e concedeu-lhe dois dias de descanso antes de retomar o serviço.
No entanto, Chen Jinnian recusou. Ele queria entender como a tia Chunhua morrera. Aquela mulher cometera inúmeras atrocidades e sua morte era merecida. Talvez, se compreendessem o contexto, pudessem obter uma redução na pena. O magistrado Gu, ao entender a intenção de Chen Jinnian, permitiu que ele prosseguisse.
Contudo, o interrogatório era necessário. Antes de começar, o capanga afirmou que tudo o que fizera fora por vontade própria, sem qualquer envolvimento da moça, tentando assumir toda a culpa. Dizem que as mulheres dos bordéis são insensíveis, mas Chen Jinnian sentia que aquela jovem não o era.
— Pare, não diga mais nada! Tudo o que você fez foi por mim — dizia a moça, ciente de que não havia volta. Uma vez no tribunal, a verdade viria à tona. Mesmo que o capanga assumisse a culpa, a investigação do magistrado inevitavelmente chegaria a ela.
Chen Jinnian aproximou-se da dupla:
— Contem-me toda a verdade. Acredito que o magistrado Gu não será severo demais com vocês.
A moça olhou para o capanga e hesitou antes de falar:
— Nós nos apaixonamos com o tempo. Ele sempre me protegeu. Sempre que algum cliente tentava me molestar, ele me ajudava. Com o tempo, quis fugir com ele do Pavilhão Chunhua para vivermos uma vida comum. Mas meu contrato de servidão estava com a tia Chunhua; sem ele, eu não era livre. Ele não queria matá-la, apenas roubar o contrato. Não queríamos levar anos juntando dinheiro para a alforria. Sei que roubar é errado, mas não tínhamos outra escolha.
A tia Chunhua, porém, era astuta. Quando ele tentou procurar o documento, foi flagrado e, em um momento de desespero, cortou a garganta da mulher. Chen Jinnian soltou um suspiro frio; não apenas cortara a garganta da tia Chunhua, como também ferira outra pessoa: Jiang Ying.
O capanga confessou que, ao tentar infiltrar-se nos fundos, encontrou uma mulher. Eles colidiram e, quando ele tentou pedir desculpas, ela sacou uma adaga para enfrentá-lo. Ele era um capanga experiente; embora sua técnica não fosse refinada, sua força bruta era real. Tomou a faca, feriu o ombro dela e fugiu, infiltrando-se silenciosamente no quarto da tia Chunhua.
Por uma mulher, uma morte e um ferimento. Chen Jinnian não sabia se ele agira por amor extremo ou por descaso pela vida alheia. Mas o que o capanga disse a seguir tocou Chen Jinnian:
— Trabalho como capanga há anos sob as ordens da tia Chunhua, mas nenhuma daquelas moças estava lá por vontade própria. Algumas foram vendidas pelos pais, outras pelos maridos para pagar dívidas de jogo, e outras eram apenas órfãs que ela aliciou. Elas deveriam estar em casa, cuidando de suas famílias, mas eram forçadas a servir a bêbados. Fiz isso para fazer justiça: com a morte dela, todas seriam livres. Queimei todos os contratos de servidão até virarem cinzas. Quero levar Xiao Hong para um lugar onde ninguém nos conheça, viver uma vida digna e ter muitos filhos. Um dia, as coisas vão melhorar.
Chen Jinnian olhou para o magistrado Gu, que observava do alto. Matar exige a vida em troca, como dita a lei, mas a tia Chunhua era uma pecadora; talvez aquele fosse o seu destino. Após refletir, Chen Jinnian aproximou-se do magistrado e sussurrou por um momento. O rosto do magistrado mudou de cor, alternando entre o vermelho e o pálido, até que, por fim, balançou a cabeça.
— Isso não está de acordo com a lei. Mantenham-nos sob custódia por enquanto, deixem-me pensar no veredito.
Como chefe da guarda, Chen Jinnian foi encarregado de levar os dois à prisão. Sentindo pena daquele par de amantes desafortunados, ele teve uma ideia:
— Vocês dois, levem-nos para a cela. Vou ali aliviar-me. Fiquem atentos, não os deixem fugir.
Ele enfatizou a palavra "fugir". Ao retornar, encontrou os dois guardas em pânico, um segurando o rosto e outro mancando.
— O que houve?
— Chefe, os prisioneiros fugiram!
— Fugiram? Para onde?
Os guardas apontaram para o portão:
— Por ali. Aquele homem é forte demais, não conseguimos contê-lo.
Chen Jinnian liderou uma busca, mas as ruas estavam cheias de gente. Não havia sinal dos dois. Ele bateu na própria coxa, simulando desespero: "E agora?". Voltando ao magistrado, relatou a fuga. O magistrado Gu apenas deu de ombros, acostumado: "Se fugiram, que assim seja. Desde que ninguém mais se fira no Condado de Paniu, está tudo bem".
— Não vamos persegui-los? — perguntou Chen Jinnian.
— Perseguir? Com esses homens que mal conseguem andar? Quando os alcançássemos, já estariam até criando netos.
Enquanto Chen Jinnian se preparava para sair, o magistrado o chamou:
— Chen Dalao, há coisas que prefiro ignorar, mas não exagere. Se for longe demais, nem eu poderei protegê-lo.
Chen Jinnian curvou-se, respeitoso. O magistrado, impaciente com a encenação, resmungou:
— Vá descansar, não fique zanzando na minha frente.
Chen Jinnian compreendeu a mensagem e o peso em seu peito se dissipou.
— Parece que o magistrado Gu também tem um coração misericordioso. Agradeço-lhe em nome deles.