Capítulo Trinta e Nove — A Transação

A rotina do discípulo abandonado Falcão-peregrino vermelho 3286 palavras 2026-07-30 22:16:10

Fiz um esforço imenso para abrir caminho entre a multidão e chegar à frente. Vários seguranças, de mãos dadas, tentavam conter o empurra-empurra dos curiosos enquanto davam avisos em voz alta. Um homem, que parecia ser o chefe da segurança, gritava para o interior da loja com um semblante visivelmente perturbado, levando o rádio ao rosto de tempos em tempos. Abaixei-me, passei por baixo dos braços dos seguranças e, com um impulso nas pernas, entrei na lanchonete. Assim que entrei, fingi tropeçar e cair, gritando: "Quem foi que me empurrou, porra? Querem me matar?" Ao levantar-me, vi, a três metros de distância, um sujeito magro e pálido, com uma espingarda de cano duplo apontada para mim.

Ajoelhei-me imediatamente, com as mãos erguidas, e gritei: "Calma, irmão, não atire! Eu só estava passando, não sei qual foi o desgraçado daquela multidão que me empurrou, não foi por mal."

O magricela manteve a arma apontada para mim: "Tire a camisa."

"Certo, certo, já estou tirando. Mantenha a calma, irmão, não estou armado, sou apenas um cara honesto." Enquanto falava, desabotoei a camisa. Meus olhos encontraram os de Panina; ela estava ajoelhada, cobrindo a cabeça, encarando-me com sangue escorrendo pelo rosto. Absurdo. Ousar ferir Nina... você está morto.

Ao ver que eu havia tirado a camisa, o homem ordenou: "Vire-se."

Ajoelhado, girei o corpo e ouvi novamente: "Vá para perto daquele pessoal, rastejando. Não tente nenhuma gracinha."

Fingi medo e rastejei passo a passo na direção de Panina. O homem continuava a ditar exigências para o lado de fora, mantendo uma calma aparente. Quando cheguei ao lado de Panina, calculei a distância: eu estava a cerca de um metro e meio à esquerda do atirador. A porta de ferro ficava a cinco metros à direita dele. Diante dessa porta, outro sujeito ainda mais magro estava sentado, com algo semelhante a fogos de artifício presos à cintura e um isqueiro na mão. Ele estava cercado por cinco reféns de costas, claramente usando-os como escudo humano contra snipers.

Panina continuava a me encarar fixamente, sem dizer uma palavra. Sussurrei: "Eu sei que não te ouvi, mas não podia te abandonar."

"Ei, garoto, nada de conversas! Se falar de novo, perco a paciência." O magricela parecia excitado e virou-se, apontando a arma para mim.

"Tudo bem, tudo bem. Eu só estava pedindo para abrirem espaço para eu passar. Não falo mais nada." Eu estava genuinamente com medo de que o dedo dele tremesse no gatilho.

Abaixei a cabeça e encarei com pesar o rosto ensanguentado de Panina. Ela olhou para mim e seu olhar suavizou. Vi o atirador ficar tenso novamente; olhei para fora e percebi que a polícia havia chegado. Enquanto dispersavam a multidão, Song Yu, antes de ser retirado, ergueu o celular, acenou para mim e fez um sinal de positivo. Pelo visto, Gu Zhu e Song Xi já estavam a postos. Olhei para a porta de ferro e procurei por qualquer objeto cortante, mas, infelizmente, até os talheres da lanchonete eram de plástico.

Na porta de ferro, o homem dos explosivos estava sentado, com as costas e a cabeça encostadas no metal. Se Gu Zhu perfurasse a porta, poderia eliminá-lo com um golpe só. Quanto ao atirador que eu deveria enfrentar, ele segurava a espingarda com a mão esquerda na frente e a direita atrás, mantendo o cano apontado para a entrada da lanchonete. Se Gu Zhu atacasse, haveria um ruído na porta de ferro, e o atirador fatalmente viraria a cabeça para a direita. Nesse momento, eu deveria agir pela esquerda: com uma mão, levantaria o cano da arma, e com a outra, desferiria um golpe na têmpora ou na orelha dele, puxaria a arma para cima e aplicaria uma joelhada nas partes íntimas. Com o plano traçado, pressione o joelho direito no chão e levantei o calcanhar, aguardando o som do impacto na porta.

Minutos depois, a polícia começou a usar megafones do lado de fora. O atirador ficou ainda mais instável, gritando em resposta. Olhei de soslaio para o homem dos explosivos; ele continuava recostado na porta, olhando para o vazio. De repente, algo pareceu perfurar sua testa e recuar, enquanto, ao lado de sua orelha, uma ponta de espada rompeu a porta de ferro antes de ser puxada de volta. Logo depois, ouvi um som abafado, porém extremamente incômodo: "Zzz..."

O magricela estremeceu e virou a cabeça para a direita. Era a minha chance. Impulsionei-me com a perna direita, avancei e agarrei o cano da arma com a mão esquerda, levantando-o. Um estrondo ensurdecedor ecoou, e poeira e detritos caíram do teto. Surpreso, meu movimento com a direita atrasou um pouco; meu soco atingiu a lateral da cabeça dele apenas quando ele já se encolhia, o que causou uma dor lancinante nas minhas articulações. Ele reagiu, recuou um passo e tentou retomar a arma. Agarrei a coronha com a mão direita. Minha mão esquerda queimava pelo calor do cano, mas não ousei soltar. Ficamos travados por um segundo, até que disparei uma joelhada na virilha dele. Um novo estrondo soou, e o sujeito soltou a arma, caindo no chão, encolhido. Lancei-me sobre ele e usei a coronha da espingarda para atingir o espaço entre seus olhos...

O caos instalou-se dentro e fora da loja. Pessoas gritavam enquanto corriam para a saída, outras se jogavam no chão pedindo socorro. Larguei a arma e arrastei Panina para debaixo de uma mesa.

A polícia entrou e logo controlou a situação. Seguiu-se o interrogatório e o registro de depoimentos; todos colaboraram. Observei os policiais e médicos examinarem os dois corpos e senti um remorso súbito. A última coronhada foi desnecessária; só me trouxe problemas. Mas, por algum motivo, naquele instante, uma fúria incontrolável tomou conta de mim.

Abracei Panina com força, minhas mãos ainda tremiam. Ela olhou para mim com ternura nos olhos. Virei-me para um médico de jaleco branco e chamei: "Ei, pode dar uma olhada na minha namorada? Ela está ferida."

O médico chamou uma enfermeira para limpar e enfaixar o ferimento de Panina. Examinei o local: felizmente, era apenas um corte superficial no couro cabeludo que nem precisava de pontos. Em seguida, o médico tratou da queimadura na minha mão esquerda.

"Da próxima vez, não tente resolver as coisas sozinho. Pode acabar irritando os criminosos", disse eu, sentindo um aperto no coração ao ver a bandagem na cabeça dela.

"Você quer me matar? Eu disse para não vir, e você ainda correu para a boca do cano! Quem te deu coragem para me desobedecer?" O tom de queixa de Panina parecia mais um elogio, deixando-me nas nuvens.

"Claro que foi a Liang Jingru... não, foi você. Só você me dá coragem para enfrentar qualquer coisa." Tentei brincar, mas o olhar severo dela me fez mudar o tom.

Panina pegou minha mão, examinou a queimadura e notou que eu ainda tremia. Ela me abraçou e acariciou minhas costas: "Já passou. Não tenha medo, você foi muito corajoso."

Fiquei sem palavras: esse era o meu papel, não era? Você roubou a cena, garota. Mas aquela sensação de ser abraçado era maravilhosa.

Dois policiais caminharam até mim. Suspirei, dei um tapinha em Panina e sentei-me direito. Após ouvirem a leitura de um documento, preparavam-se para me levar. Panina me segurou: "O que estão fazendo? Ele salvou vidas, não podem prendê-lo!"

Acariciei a mão dela: "É apenas para o registro, afinal, houve mortes. Não se preocupe." Na verdade, eu não tinha tanta certeza. Se a polícia concluísse que a coronhada foi desnecessária, a legítima defesa não se sustentaria. Eu teria que insistir que o segundo disparo me deixou em choque e que minhas pernas falharam, fazendo-me cair sobre o criminoso.

Após uma policial feminina levar a chorosa Panina, fui colocado na viatura, sem algemas, o que foi uma sorte. O policial ao meu lado perguntou: "Você não parece muito assustado."

Estendi as mãos, mostrando os dedos que ainda tremiam.

"Pelo menos você se manteve calmo. Não se preocupe, é apenas um depoimento, seu ato deve ser considerado heroico."

"Espero que sim", respondi, mantendo o silêncio.

Na delegacia, não fui para a sala de interrogatório, mas para uma sala de reuniões. Repeti o relato desde o momento em que entrei na lanchonete até a queda sobre o criminoso, omitindo a parte da porta de ferro. O policial não questionou minha versão sobre o atirador, mas o foco dele era como o homem dos explosivos morrera. Afirmei não saber.

Após o depoimento, pediram que eu aguardasse na sala e me deram uma quentinha. Meu coração batia forte. Meu ato poderia ser classificado como excesso de legítima defesa. Lembrei-me de um caso em que o réu foi condenado a sete anos por isso; se acontecesse comigo, eu morreria na cadeia. Ah, fui impulsivo demais, cavei minha própria cova. E Gu Zhu? Ela queria que eu fizesse o "Pi Ming" para ela; será que viria me tirar daqui?

Enquanto comia, perdido em pensamentos, a porta da sala se abriu. O policial que me interrogou entrou, seguido por Panina e um homem de meia-idade, de óculos e pasta executiva.

O policial assentiu: "Qian Xunyi, você pode ir embora." Ele cumprimentou o homem de meia-idade e saiu.

Panina correu e segurou meu braço: "Xunyi, este é meu pai. Eu implorei para ele vir te salvar."

Inclinei-me levemente: "Olá, Sr. Pan. Desculpe o incômodo."

O pai de Panina me olhou franzindo a testa, assentiu e disse a ela: "Cumpri o que me pediu, agora é sua vez de cumprir o que prometeu."

Mais uma transação? Pelo visto, Panina não voltaria comigo. Ela hesitou: "Xunyi, como condição para te salvar, prometi ao meu pai que voltaria para casa."

Sorri levemente: "Voltar para casa não é algo ruim. Não é como se não fôssemos mais nos ver."

O pai de Panina ordenou: "Vamos." E levou-a embora.

Pessoas com um pouco de poder e dinheiro costumam ser assim; acham-se superiores, agem com arrogância. Mas eu sabia bem: Panina não podia ser mantida presa. Ela sentia uma aversão profunda por aquela família e, mais cedo ou mais tarde, me procuraria. Talvez vivêssemos um drama de novela: o pai ou a mãe dela jogando um cheque na minha cara para que eu a deixasse em paz. Ao pensar nisso, ri, terminei o resto da quentinha, limpei a boca com um guardanapo e saí da sala de reuniões.