Capítulo vinte e oito: O Resultado
Às cinco da manhã, acordei com o despertador do celular e percebi que havia um cobertor extra sobre mim. O fato de alguém ter me coberto sem que eu notasse me fez questionar se estaria ficando negligente. Não bastasse o abandono das leituras e exercícios espirituais, meu raciocínio e conduta tornaram-se erráticos; será que estou sucumbindo à autodestruição? O preceito de Lao Tsé — "deixe que os eventos sigam seu curso, responda conforme o movimento das coisas" — é o caminho mais sábio, então por que insisto em tentar alterar tudo segundo a minha própria vontade? Restam-me pouco mais de três anos de vida; como devo vivê-los? Quando tudo acabar, quem se lembrará de mim? Talvez devesse ter saído daquela fenda na rocha há sete anos e morrido com Cui Cui; teria sido melhor do que assistir ao meu tempo se esvair segundo a segundo.
Caminhava de um lado para o outro diante do sofá, murmurando para mim mesmo, quando senti uma mudança na atmosfera. Ergui os olhos e vi Zhang Yanlin parada na escada, observando-me. Dei um sorriso forçado:
— Você anda muito silenciosa, quase me deu um susto.
— Irmão Qian, você... você vai trabalhar hoje, não vai?
— Não vou. Peça uma dispensa para mim. Hoje vou andar de bicicleta.
— Irmão Qian, hoje... você não pode ir. — Zhang Yanlin ficou subitamente agitada, seu tom tornou-se firme.
— Ora, está me dando ordens? Volte para o seu quarto e durma! — Eu estava fervendo de raiva, embora soubesse que não deveria descontar nela.
— Eu te imploro, eu imploro a vocês, me escute só desta vez, por favor. — Zhang Yanlin desabou sobre os degraus, e as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto.
Fiquei surpreso. Será que essa garota ouviu minha conversa com Han Zhenbang na noite passada? Ao vê-la tão angustiada, meu coração amoleceu:
— Diga-me o motivo. Se conseguir me convencer, eu não vou.
— É o cheiro, aquele cheiro. — Zhang Yanlin enxugou as lágrimas. — Antes de papai e vovô saírem, eu senti. Fiquei com muito medo, mas eles foram, e o que voltou foram duas caixas de cinzas. Antes de mamãe sair, senti de novo. Implorei que ela não fosse, ela apenas sorriu, me abraçou e partiu; foi trazida de volta coberta por um lençol branco. Antes de minha irmã sair, eu senti. Não importava o que eu dissesse, ela não acreditava. Acabei vendo-a no hospital, com o corpo dilacerado. Agora, eu senti de novo. É esse mesmo cheiro, úmido, pegajoso, com um toque de grama em decomposição.
Suas palavras me deixaram inquieto. Algumas pessoas nascem com uma percepção fora do comum. Se ela não estivesse mentindo, o que ela sentia era, provavelmente, a aura da morte ou, para ser mais preciso, um presságio funesto. Tateei o bolso e percebi que não trazia nenhum talismã. Voltar à caverna para buscar? Sun Guo geralmente saía às seis; não haveria tempo. Revirei o plano em minha mente e concluí que não haveria grandes problemas.
Caminhei até ela, afaguei seus cabelos e agachei-me para olhar em seu rosto. Limpei suas lágrimas com as mãos e tentei suavizar o tom:
— Não se preocupe, sou um praticante do Tao, sou diferente. Prometo que voltarei. Mas... — Vendo Zhang Yanlin erguer os olhos à espera do resto, lancei um olhar malicioso para o decote de sua blusa: — Quando eu voltar, irei ao seu quarto verificar essa sua habilidade especial.
Zhang Yanlin demorou um pouco para entender. Ela mordeu o lábio, cobriu o decote com as mãos, levantou-se e correu para o quarto.
Arrumei minhas coisas, coloquei a mochila nas costas e abri a porta. O ar trazia um cheiro úmido; estava chovendo. Pensei que o odor de grama úmida e pegajosa que ela sentira fosse apenas o cheiro do pequeno jardim em um dia de chuva. Meu coração, que estava apertado, relaxou. Pendurei o frasco da mistura caseira no guidão, sequei o selim, coloquei o capacete e parti em direção à estrada sinuosa da montanha.
[...]
A espera é o mais difícil. Fiquei mais de uma hora no início da segunda descida da estrada, e embora estivesse de capa de chuva, o vento trazia gotas geladas que encharcaram minhas calças. Olhava para a bicicleta cheia de lama encostada na beira da estrada e tocava o lenço úmido em meu rosto, torcendo para que as rodas de Sun Guo não se soltassem no meio do caminho.
Depois de muito tempo, vi um carro utilitário preto aparecer na curva. Peguei o binóculo, confirmei a placa, joguei a capa de chuva no vale e puxei o lenço de ciclismo até a altura do nariz, deixando apenas os olhos à mostra. Com o frasco da mistura em mãos, segui pedalando lentamente pelo meio da pista. Ao ouvir o som do motor se aproximando, comecei a ziguezaguear. Logo, ouvi o som da buzina atrás de mim. Olhei para trás e ignorei; o utilitário se aproximava cada vez mais, com buzinadas constantes.
Olhei para trás novamente; o carro estava a apenas três metros. Fingi pânico e desci da bicicleta. O utilitário parou e Sun Guo colocou a cabeça para fora da janela, gritando impropérios. Virei-me e arremessei o frasco contra o para-brisa. O recipiente descreveu um arco e atingiu o vidro frontal. Ao se romper, o líquido viscoso cobriu grande parte da janela. Pulei na bicicleta e pedalei com força; a bike de estrada disparou ladeira abaixo, fugindo do utilitário. Como esperado, o som do motor rugiu mais alto; Sun Guo, enfurecido, começou a me perseguir.
Logo entrei na primeira curva acentuada, uma curva à direita. Olhei para o velocímetro: cinquenta quilômetros por hora. O vento uivava nos meus ouvidos. Olhei para trás e vi o utilitário a uns cem metros; estava um pouco longe, não podia deixar que Sun Guo sentisse que não conseguiria me alcançar. Comecei a acionar o freio traseiro, mas algo estava errado: ele deslizava, certamente pela umidade que reduzia a eficiência das pastilhas. Fiquei preocupado; em uma ladeira dessas, falha nos freios não é brincadeira. Pressionei e soltei o freio repetidamente, auxiliando com o dianteiro, e a velocidade diminuiu. Respirei aliviado. Mas, ao olhar para trás novamente, quase tive um colapso: o carro estava a menos de dez metros. Pisei fundo nos pedais e, considerando que a pista estava escorregadia, inclinei o corpo para a direita para fazer a curva, passando por ela a cinquenta e cinco por hora.
Sun Guo também reduziu a velocidade, mas assim que saiu da curva, acelerou novamente. Eu já passava dos sessenta quilômetros por hora; o guidão tremia tanto que precisei frear levemente para baixar a velocidade. Ao olhar para trás, o carro estava cada vez mais perto. Será que a união do cubo com o eixo estava tão firme assim? Mesmo com os parafusos soltos, não se soltava acima de sessenta por hora. Uma possibilidade me veio à mente: será que Sun Guo percebeu os parafusos soltos e os apertou? Não tive tempo de pensar; cheguei à segunda curva, uma curva à esquerda. Antes de entrar, acionei ambos os freios, inclinei o corpo para a esquerda e passei a cinquenta e cinco por hora, com o rugido do motor sempre muito próximo.
Assim que saí da curva, pedalei freneticamente até atingir sessenta e cinco por hora; eu estava disposto a tudo para me livrar do utilitário. Nessa velocidade, o vento abafava minha audição e eu mal conseguia medir a distância do motor. Lancei um olhar rápido para trás: o carro estava a trinta ou quarenta metros. Tive que acelerar, chegando aos setenta. À frente, a terceira curva, novamente à esquerda. Tentei frear novamente, mas o deslizamento era excessivo. Forcei um pouco mais e, então, um estalo: algo se rompeu e o manete do freio traseiro ficou frouxo. Meu cérebro deu um nó: o cabo do freio traseiro arrebentou! Olhei o velocímetro: setenta quilômetros por hora. Inclinei todo o corpo para a esquerda, tentando manter a estabilidade para não derrapar, e com os braços controlando o guidão que tremia violentamente, passei pela terceira curva raspando quase na vala de drenagem à direita.
Assim que saí, tentei frear com o dianteiro, mas parecia não ter efeito. Pressionei com força, a velocidade pareceu diminuir um pouco, mas antes que eu pudesse respirar, outro estalo: o cabo do freio dianteiro também rompeu. A bicicleta acelerou ladeira abaixo; entendi agora por que aquele vendedor me vendeu a bike tão barato. O velocímetro marcava setenta e cinco quilômetros por hora; qualquer pedrinha ou buraco seria fatal. Em pânico, estiquei o pé para tentar frear com a sola do sapato no pneu dianteiro, mas só consegui fazer o guidão balançar ainda mais. Vi a quarta curva à frente. Olhei para trás: o utilitário estava a cinquenta metros e se aproximava. A quarta curva era um grampo de cento e oitenta graus à direita; na velocidade em que eu estava, seria impossível fazê-la. Olhei para o talude de terra à direita e para as árvores; decidi arriscar. Subir no talude seria melhor do que cair no vale.
Antes da curva, direcionei-me para o talude, mas só então lembrei da vala de drenagem na beira da estrada. Num instante, a roda dianteira chocou-se contra a vala e deformou; a bicicleta girou e fui lançado ao ar. No momento em que dei um giro no ar, de cabeça para baixo e olhando para trás, vi algo escuro saltar da lateral do utilitário de Sun Guo. "Consegui", pensei. Em seguida, encolhi-me o máximo possível, esperando que a cena da minha queda não fosse tão terrível.
O impacto e o atrito pareciam não ter fim, e obstáculos no solo dilaceravam meu corpo a cada segundo. Eu usava capacete, luvas, joelheiras e botas de trabalho, mas num impacto daquela velocidade, era uma questão de sorte. Estranhamente, não sentia dor. "Deve ser o efeito da adrenalina", disse a mim mesmo antes de desmaiar.