Capítulo Vinte: Passado 5 — O Retorno de Lu Yao e o Sonho Inalcançável

A rotina do discípulo abandonado Falcão-peregrino vermelho 3298 palavras 2026-07-30 22:15:55

Aquela família Mu não havia voltado à montanha para caçar por dois meses seguidos; durante esse tempo, eles permaneceram na velha casa, em constante confronto comigo e com Cui Cui. Os irmãos Mu pareciam querer me humilhar, pois já tivemos vários conflitos, nos quais tanto Cui Cui quanto eu fomos severamente agredidos. Contudo, sempre conseguíamos capturar o quinto irmão como refém para cessar as hostilidades.

Hoje foi diferente. O irmão mais velho e o quarto irmão Mu agarraram Cui Cui e a arrastaram para dentro da casa; o segundo e o terceiro me bloquearam na porta, e, surpreendentemente, o quinto não apareceu. Ouvir os gritos e os esforços de resistência de Cui Cui por dentro da casa me fez quase enlouquecer, mas toda vez que eu tentava avançar, o segundo ou o terceiro me chutavam para trás. De repente, lembrei que atrás da parede da mercearia havia um recipiente com gasolina reserva para motos. Corri para a loja, despejei a gasolina sobre mim e peguei um isqueiro descartável no balcão. Voltei para o pátio com um sorriso estranho, caminhando em direção ao segundo e ao terceiro irmãos Mu, com o isqueiro erguido na mão.

Enquanto eles tentavam se esquivar em pânico, empurrei a porta e entrei na casa, onde vi o irmão mais velho e o quarto ainda lutando com Cui Cui. Eu me lancei sobre o quarto irmão, segurando seu pescoço, e fingi rir loucamente enquanto acionava o isqueiro, mas intencionalmente não o acendia. O irmão mais velho saltou para longe da chama e fugiu porta afora; o quarto, apavorado, ficou imóvel, implorando: “Primo, não acenda, não acenda, eu saio já, pode ser?”

Não soltei meu aperto e disse a Cui Cui: “Vista-se, arrume suas coisas, vamos embora.” Ela obedeceu, trocou de roupa e pegou a mochila que já estava preparada, pendurando-a no peito. Montei sobre o quarto irmão, fazendo-o andar atrás de Cui Cui até a motocicleta. Ela subiu na moto e ligou o motor. Ordenei que o quarto se deitasse no chão e mandei os outros três recuarem para dentro da casa. Tirei a roupa encharcada de gasolina, cobri a cabeça do quarto irmão com ela e acendi o fogo, subindo logo em seguida na garupa da moto.

Assim, entre os gritos agonizantes do quarto irmão e os berros raivosos dos demais, Cui Cui acelerou a moto para fora do pátio, deslizando rapidamente pelas estreitas ruas da aldeia.

Um mês antes, Cui Cui e eu já havíamos planejado essa fuga. O plano não era complexo: percorrer vinte quilômetros por estradas de terra até a rodovia nacional, depois mais vinte até a cidade de Suichuan, onde pegaríamos um ônibus de longa distância para Yibin. Depois de nos estabelecer lá, eu tentaria contatar meus pais; se não conseguisse, viveríamos naquele lugar. Meus pais deixaram um cartão bancário com dinheiro suficiente para alguns dias. Inicialmente, pretendíamos fugir quando os irmãos Mu voltassem para a montanha, mas os acontecimentos foram imprevisíveis, e agora a flecha já estava lançada.

Abracei a cintura de Cui Cui e ri alto, satisfeito com minha astúcia e tática. Exclamei: “Querida, você viu como o quarto irmão Mu está queimando? A roupa em chamas na cabeça dele não sai nem sacudindo, deve estar parecendo uma cabeça de porco assada agora, hahaha.”

Cui Cui não respondeu, apenas segurava firme o guidão, inclinando-se para dirigir. Fiquei um pouco irritado e puxei seu cabelo com força: “No que está pensando? Vai sentir pena agora?”

Ela respondeu: “Não quero que ninguém se machuque, mas não havia outra saída. Você estava tão assustador naquela hora que eu temi que você se incendiasse. Nunca mais pode arriscar sua vida assim.”

Senti o vento forte passando por meus ouvidos e gritei: “Minha mulher merece que eu arrisque a vida para protegê-la! Lutar até o fim, se não eu quem vai fazer isso por nós?”

De repente, Cui Cui exclamou e desviou o guidão, e quase fui jogado para fora da moto. Segurei firme sua cintura e ouvi ela gritar: “Abaixa a cabeça!” Pelo canto do olho, vi uma silhueta saltar de lado, segurando algo, mas a moto passou rápido demais. Logo depois, ouvi um estrondo forte e senti um calor agudo nas costas.

Cui Cui tentou controlar a moto que tremia enquanto me perguntava: “Você está bem? Foi atingido?” Só então percebi que alguém havia atirado contra nós. Quem mais poderia ser senão o quinto irmão Mu, que estava na entrada da aldeia? Olhei para trás e gritei: “Quinto irmão Mu é um covarde! Mesmo armado, é um inútil!”

Preocupei-me com Cui Cui e, mexendo com cuidado, tentei sentir se ela estava ferida, mas ela me pediu para parar de fazer isso. A dor nas minhas costas aumentava, parecia que havia três ou quatro ferimentos. Mudei de posição e a dor piorou, mas ainda conseguia respirar normalmente. O quinto só usava um mosquete artesanal de caça local, que disparava pregos e cacos de vidro com pólvora negra, então não devia ser nada muito grave, pensei. A moto começou a desacelerar, e Cui Cui avisou: “Droga, o pneu furou.”

Paramos e pulamos da moto; o pneu traseiro estava murcho. De longe, ouvíamos o som de um trator se aproximando. Cui Cui franziu a testa: “Eles estão nos perseguindo. Vamos pela floresta e subindo a montanha. Ah, você foi baleado.”

Puxei-a com urgência: “Não podemos perder tempo com isso agora, vamos correr primeiro; quando estivermos seguros, cuido do seu ferimento.” Entramos na mata e começamos a fugir.

Tive um pressentimento sombrio: eu, Cui Cui, uma mulher e um jovem ainda imaturo, sendo perseguidos por quatro homens vigorosos acostumados a caçar nas montanhas — isso não prometia nada bom. Pensei e percebi que tínhamos algum tempo antes que os Mu chegassem. Perguntei a Cui Cui: “Tem um riacho por perto?”

Ela refletiu: “A uns três quilômetros e pouco, tem um riacho. No ponto mais largo, deve ter uns três metros. Por que pergunta?”

“Li em um livro que, na fuga, é melhor seguir o curso de um riacho por um tempo antes de sair da margem, assim os perseguidores têm dificuldade em achar rastros.” Enquanto caminhávamos, pensei: subir a montanha até a rodovia, que fica a uns dez quilômetros em linha reta, na prática seria o dobro, pelo menos cinco ou seis horas de caminhada; depois, mais quatro horas para percorrer os vinte quilômetros da estrada, se não conseguirmos carona. O momento mais perigoso seria a caminhada pela montanha. Agora eram quatro da tarde e o sol se punha por volta das sete. Se conseguíssemos chegar antes do anoitecer, teríamos grandes chances de escapar.

Confirmei a direção com uma pequena bússola que havia desmontado de um brinquedo na mercearia. Não era muito precisa, mas servia para orientar o caminho geral. Após meia hora, chegamos ao riacho, que corria de oeste para leste, com profundidade até a metade da coxa. Tiramos sapatos e meias e seguimos o fluxo a pé descalços. Era final de outubro, com temperaturas máximas ainda na casa dos vinte graus; a água estava fria, mas, de mãos dadas com Cui Cui, não sentíamos muito desconforto.

A dor nas costas aumentava e, depois de uma boa caminhada, já estava quase insuportável. Pedi que Cui Cui examinasse meus ferimentos. Encontramos uma pedra grande e saliente na margem, onde tirei a camisa e me deitei, aproveitando o calor residual do sol. Cui Cui olhou atentamente, tremendo, e disse: “São quatro feridas, tem coisa dentro delas.”

Resolvi encarar a situação: “Tem uma garrafa de álcool na mochila, vamos limpar as feridas e tirar as coisas que estão dentro, depois rasgamos uma roupa para fazer um curativo.”

Quando nos preparamos para fugir, havia escolhido muitos itens para colocar na mochila, que pesava mais de dez quilos. Na época, não pensei que teríamos que carregar isso a pé, pois o plano era usar a moto. Havia bastante comida e bebida, e aquela garrafa de álcool, que coloquei por impulso, mostrou-se uma providência sábia.

Cui Cui murmurou um “hum” e começou a limpar as feridas. Senti uma dor aguda nas costas e escondi o rosto no braço para conter um gemido abafado. Ela me aconselhou: “Aguente firme.” E continuou retirando os fragmentos. Não sei quanto tempo aguentei, até que ouvi: “Tirei dois pedaços de vidro, um prego e um pedaço de porcelana.”

Ela colheu algumas ervas perto do riacho, lavou, mastigou e aplicou como compressa nas feridas; rasgou uma peça de roupa e amarrou firmemente em volta das costas. Sentei-me, dobrei as costas e a dor diminuiu um pouco. Vesti outra camisa, beijei Cui Cui e comecei a remexer na mochila.

Ela me perguntou: “Por que está procurando algo? Não deveríamos continuar?”

Respondi enquanto remexia: “Vou jogar fora algumas coisas, essa mochila está muito pesada e vai nos cansar.” Tirei a carteira e o cartão, entreguei para Cui Cui guardar perto do corpo, e descartei a maior parte das roupas e parte da comida. A mochila ficou com cerca de sete ou oito quilos, o que me agradou. Calcei os sapatos, e Cui Cui pegou a mochila e colocou nas costas; calçou os seus sapatos, segurou minha mão, e começamos a caminhar pelo mato.

Andar pela montanha é quase um suplício. Vinhas e arbustos espinhentos rasgavam nossas roupas; a pele exposta era marcada por arranhões sangrentos. Em vários pontos, tivemos que abrir caminho com facões. A folhagem seca no chão escondia lama macia, que nos fazia perder o equilíbrio; em trechos íngremes, bastava pisar errado para escorregar. Se encontrássemos trilhas feitas por coletores de ervas ou caçadores, seria uma bênção, mas geralmente essas se perdiam rapidamente. Já anoitecia quando conseguimos passar por duas montanhas.

Sentei-me abatido no chão, observando Cui Cui tirar água e comida da mochila. Apesar da escuridão trazer alguma segurança, caminhar à noite na montanha era impossível. Mesmo com lanternas, era exaustivo durante o dia; à noite, então, totalmente inviável. Teríamos que esperar amanhecer para continuar. Olhei para Cui Cui, que cantava baixinho enquanto abria um pacote e me oferecia algo. No escuro, seus olhos brilhavam, e eu a vi sorrir.

Disse, triste: “Cui Cui, talvez nos perguntemos se vamos nos perder e morrer de fome aqui nesta montanha.”

Ela ergueu o olhar para as frestas entre as árvores, onde o céu escurecia cada vez mais, e falou suavemente: “Ping, você acha que esta floresta parece uma redoma?”

Sorri amargamente, sem responder. Ela continuou: “Na casa dos Mu, eu me sentia presa dentro de uma redoma. Quando era criança, tentei fugir muitas vezes, mas sempre me pegavam e me batiam; tentava de novo e era castigada. Com o tempo, parei de fugir, achando que não adiantava mais, que estava destinada a morrer ali dentro.”

Ela enxugou os olhos e apontou para as aberturas entre os galhos: “Quando cresci, percebi que a redoma tinha uma fenda, mas era escura, e eu não tinha vontade de sair.”

Quando ia responder, sua voz subiu de tom: “Você viu aquela estrela? Você é aquela estrela que me mostrou que eu ainda posso sair por aquela fenda. Essa redoma não me prende mais.”

Ela se virou para mim, seu hálito quente tocando meu rosto, e declarou: “Então, que seja a morte, mas eu vou sair daqui!”