Capítulo Trinta e Seis

Um vento por ano A vaca da pradaria branca 1670 palavras 2026-07-30 22:16:07

Página (1/3)

Luz da Alvorada sabia que chegara o momento de “engolir desaforos e suportar humilhações”. Fosse fazendo-se de submisso, fosse fingindo-se de tolo, bastava atravessar aquela provação, e então seria como alcançar “o céu da terra libertada”. Por isso, continuou a falar descaradamente:

— Que cerimônia é essa? Se você vier, mesmo que eu tenha de me arrastar com a cabeça no chão, vou buscá-la!

— Seu porco! Ainda por cima com a cabeça no chão.

Ao terminar de falar, Jadezinha começou a rir.

Percebendo que havia uma brecha, Luz da Alvorada aproveitou a ocasião e emendou depressa:

— Por você, não só com a cabeça no chão; posso até andar apoiado nas quatro patas.

— Hahaha!

Finalmente, Jadezinha soltou uma gargalhada, mas logo se lembrou de alguma coisa e voltou a assumir uma expressão fria.

Luz da Alvorada ficou sem saber o que dizer outra vez. Depois de pensar por um longo tempo, falou:

— Ontem fui à Capital Próspera.

Jadezinha ficou surpresa.

— Fazer o quê?

— Fui à sua casa procurar você.

— E por que foi me procurar?

— Bem… aquilo… aquilo…

Luz da Alvorada começou a gaguejar, sem saber como responder. Depois de hesitar por um bom tempo, mudou de assunto:

— Está um pouco quente aqui dentro. Vamos sair para caminhar?

Jadezinha olhou para as duas crianças dentro da casa e disse:

— Vou sair um pouco.

Saiu pela porta sem sequer dar atenção a Luz da Alvorada.

Ele correu atrás dela. Depois de apressar alguns passos, tentou aproximar-se, mas Jadezinha inclinou o corpo para o lado e aumentou a distância entre os dois.

Luz da Alvorada não teve escolha senão segui-la sem jeito. Seu coração estava inquieto, e ele não fazia ideia de como poderia reconquistar o afeto de Jadezinha.

— Jadezinha!

Chamou-a num tom seco e sem graça.

Página (1/3)

— Eu tenho um nome.

Jadezinha sequer olhou para Luz da Alvorada; continuava tão fria quanto antes.

Embora fosse pleno verão, a pequena cidade não estava quente. Pela manhã, uma brisa suave soprava, trazendo até certo frescor ao corpo. As pessoas na rua caminhavam apressadas.

Jadezinha ia à frente, Luz da Alvorada atrás. Os dois caminhavam devagar, em silêncio.

Luz da Alvorada começou a sentir saudade dos tempos em que andavam lado a lado. Pensava consigo: o que deveria dizer?

Aquela era a estrada que os dois haviam percorrido juntos, quase todos os dias, durante cerca de dois anos no ensino médio. Parecia que nada havia mudado: a estrada plana de terra arenosa, as valas de drenagem dos dois lados tomadas por ervas selvagens e exuberantes. Duas fileiras de altos álamos formavam uma sucessão de gigantescos guarda-sóis verdes, protegendo-os do sol do verão.

Jadezinha parou lentamente, e Luz da Alvorada também parou.

Ela aproximou-se devagar e disse baixinho:

— Volte ao trabalho. Venha me ver amanhã. Quero passar um dia sozinha.

Ao terminar de falar, seus grandes olhos luminosos encheram-se de lágrimas.

Luz da Alvorada ficou perdido e apenas assentiu, atordoado.

Jadezinha deu um passo à frente e ficou olhando para ele durante muito tempo, como se quisesse gravar para sempre sua aparência na memória.

Depois de um tempo indeterminado, pareceu tomar uma decisão. Estendeu lentamente os dois braços delicados, semelhantes a raízes de lótus tenras, envolveu o pescoço de Luz da Alvorada e beijou de leve seus lábios.

Murmurou:

— Eu amo você!

Então virou-se devagar. Seus ombros magros estremeciam enquanto ela se afastava lentamente.

…

Tomado pela surpresa e pela felicidade, Luz da Alvorada ficou radiante. Observando a silhueta de Jadezinha desaparecer aos poucos, sentiu de repente um cansaço imenso e só desejou encontrar um lugar onde pudesse dormir profundamente.

No fim da tarde do dia seguinte, assim que saiu do trabalho, Luz da Alvorada correu para procurar Jadezinha. O que o esperava, porém, era uma carta. A segunda tia de Jadezinha contou-lhe que ela havia partido naquela manhã.

Como se tivesse despencado de repente num poço de gelo, Luz da Alvorada saiu sem dizer uma palavra. Ao chegar à beira da estrada, abriu a carta com as mãos trêmulas.

Página (2/3)

Luz da Alvorada:

Meu mais amado,

Agradeço ao céu por ter permitido que nos encontrássemos, nos conhecêssemos e nos amássemos.

Durante os dias em que nos amamos, fui como um passarinho feliz, livre de preocupações. Todas as manhãs, bastava pensar em você ao despertar para sentir uma doçura no coração. A vida cotidiana também se tornava colorida e radiante. Nas noites silenciosas e profundas, eu imaginava e sonhava com a felicidade que teríamos no futuro, desejando provar ao seu lado todos os sabores da vida — sua amargura, seu ardor, sua acidez e sua doçura. Acreditava que, enquanto permanecêssemos juntos por toda a vida, nada mais teria importância.

Mas uma carta sua destruiu completamente meus sonhos. Durante os cem dias e cem noites anteriores a ontem, sofri todos os dias com a angústia e o tormento dentro do coração. Cheguei a desejar acordar certa manhã e descobrir que aquilo não era verdade, que tudo não passara de um sonho. Mas, ao despertar, a dor se tornava ainda maior.

Não quero mais vivenciar esse sofrimento, esse tormento. Não tenho coragem para isso, nem forças para suportá-lo. Só quero levar uma vida simples e tranquila.

Sei que você me ama profundamente, mas o amor não pode ser tudo em nossa vida.

Esses cem dias e cem noites também me fizeram compreender que precisamos manter a calma, refletir e encarar a realidade. Talvez assim consigamos ir mais longe.

Vamos ficar separados por algum tempo. Não venha me procurar; caso contrário, eu o desprezarei pelo resto da vida.

Luz da Alvorada, permita-me dizer algo sem rodeios: percebo em você um traço de inferioridade escondida, hesitação e até um pequeno toque de mesquinhez.

Desejo que você seja como uma águia, que avance corajosamente rumo ao alto dos céus e lute com todas as forças contra os relâmpagos e as nuvens escuras. Quando você voar orgulhosamente pelo céu azul, Jadezinha estará ao seu lado.

Sua Jadezinha de outrora

19/07/83

Página (3/3)