Capítulo Quinze
Após dias de agitação, finalmente chegou o dia vinte e cinco. No dia anterior, o garoto já havia pedido licença ao mestre. Às quatro da manhã, ele despertou, lutando para sair do aconchego do cobertor, vestiu-se e começou a esperar inquieto. O trem chegaria pontualmente às sete e oito minutos; sair de casa às seis e meia ainda dava tempo.
Costumava dormir até as sete, mas naquela manhã não sentia sono algum, os olhos fixos à espera. Ao pensar que logo veria Yuer, seu coração disparava, como se faltasse ar.
O tempo parecia se arrastar, os momentos que normalmente passam num piscar de olhos se arrastavam lentamente, torturantes como diz o antigo provérbio.
Finalmente, às seis horas, equipado com gorro de algodão, máscara, casaco militar e luvas, saiu e pedalou rumo à estação de trem.
Ainda escuro, a rua vazia e o vento cortante congelavam seu corpo, deixando mãos e pés dormentes. Pedalando com força, a bicicleta voava e, em pouco tempo, avistou a estação iluminada.
O prédio era antigo, com dois andares, e um grande pátio à frente, conhecido como praça da estação, onde havia uma escultura que lembrava uma galinha-d’angola, na verdade um grou.
A praça estava cheia de gente, entrando e saindo, todos apressados. Poucas lâmpadas fracas iluminavam algumas barracas de comida. O vapor quente e o aroma da mingau de milho se espalhavam no ar.
O garoto correu até a saída da estação e viu poucas pessoas ali. Perguntou a um funcionário e soube que o trem atrasaria meia hora.
Com o frio insuportável, entrou na sala de espera para se aquecer. Estava cheia de gente, e o alto-falante repetia anúncios sobre partidas e chegadas. O chão estava sujo, coberto de cascas de sementes e jornais velhos, enquanto um zelador varria com esforço.
Ele caminhou pisando forte para esquentar os pés, até que seu corpo aqueceu. Achou um lugar vazio para sentar, os olhos fixos no grande relógio de parede, assistindo os ponteiros avançarem lentamente.
Levantava-se e sentava-se, ansioso, até que finalmente, após mais de uma hora, o anúncio indicou a chegada do trem.
Disparou para a saída, que já estava lotada. A multidão se apertava, e os funcionários em uniformes gritavam com megafones para organizar a chegada.
Logo, ao som do apito longo, a locomotiva preta soltou fumaça e avançou com esforço, enquanto os vagões verdes deslizavam lentamente até o cais.
Mil casais de amantes talvez tenham mil formas de se encontrarem. O garoto havia ensaiado inúmeras vezes o encontro em sua mente, mas nada saiu como planejava.
A multidão na saída se tornou ainda mais densa. Como o Ano Novo se aproximava, muitos desembarcavam, carregando grandes sacolas, bloqueando a visão. Ele esticou o pescoço, na ponta dos pés, empurrando a multidão com as duas mãos, tentando encontrar sua Yuer.
Em pouco tempo, um cachecol branco chamou sua atenção. Sob ele, um casaco vermelho vivo, volumoso como uma chama pulsante, destacava-se na multidão. Sem precisar olhar mais, seu instinto dizia que aquele fogo era sua Yuer.
A garota caminhava à frente, carregando uma pequena bolsa, enquanto dois rapazes a seguiam, carregando uma mala grande. Após alguns passos, ela viu o garoto, sorriu travessa e acenou vigorosamente.
O coração do menino disparou ainda mais, a sensação de falta de ar voltou, e a garganta secou. Planejava gritar “Yuer!”, esperando que ela corresse até ele, mas olhando para a multidão apertada, fechou a boca e apenas fixou os olhos naquela chama viva.
Ela saiu da estação e ele a recebeu. Os dois rapazes que a acompanhavam colocaram a mala no chão, cumprimentaram e foram embora.
Ela apontou para a mala e sorriu: “Sua vez!”
Ele se abaixou, pegou a mala no ombro e caminhou até o estacionamento da praça, dizendo: “Você não comeu, né? Vamos comer algo primeiro?”
Ela respondeu: “Sim, vamos! Está muito frio.”