Capítulo 32: A Rendição da Guarda
O batalhão japonês Takada chegou com o propósito de lavar a honra e buscar vingança, mas, ao pisarem cautelosamente nas posições das forças nacionalistas chinesas, não encontraram nem sequer a sombra de um soldado inimigo.
O cadáver decapitado do capitão Koyanagi, comandante da companhia, permanecia erguido diante da linha de defesa. Ao seu redor, jaziam os corpos de inúmeros soldados da Quarta Companhia, mortos em combate. Todos haviam sido degolados, e mais de cem cabeças de expressões grotescas estavam empilhadas de forma ordenada no centro do posto avançado.
Os soldados do 12º Regimento de Infantaria japonês nunca tinham ouvido falar das lendas sobre os demônios decepadores, mas, ao contemplarem aquela pilha densa de cabeças, um pavor e um horror incontroláveis tomaram conta de seus corações. Todos os japoneses temiam a decapitação; em sua visão de mundo, perder a cabeça era algo muito mais aterrorizante do que ter o corpo despedaçado.
Era evidente que as tropas chinesas já haviam recuado, mas ainda eram capazes de infligir danos severos ao batalhão Takada. Diante daquela macabra pirâmide de cabeças, o comandante japonês não ousou tomar qualquer atitude precipitada e relatou o ocorrido imediatamente ao major Takada.
O major Takada, que já trazia uma fúria contida no peito, quase perdeu o controle ao chegar à posição. Seu peito subia e descia violentamente, e seus dentes rangiam audivelmente.
— Baka yaro! — exclamou.
Suas mãos apertavam o cabo do sabre de major com tanta força que seus nós dos dedos ficaram brancos. Enquanto os oficiais japoneses ferviam de raiva, os soldados comuns eram tomados pelo pânico e pelo medo. Mantendo um resto de lucidez, o major Takada sabia que, se perdesse o controle naquele momento, o moral de todo o batalhão seria abalado, transformando aquela cena em um pesadelo eterno e inesquecível para seus homens.
Após respirar fundo várias vezes para se acalmar, ele ordenou, entre dentes:
— Que a Primeira Companhia recolha os restos mortais dos nossos soldados! A Segunda e a Terceira Companhias, avancem!
— Hai!
Os soldados das companhias começaram a trabalhar sob intensa tensão. Quando o major Takada se preparava para encontrar um local isolado onde pudesse extravasar sua fúria, explosões e gritos de agonia ecoaram de repente pela posição. O major foi jogado ao chão pelo tenente Kashiwagi, seu ajudante de ordens. Após a primeira detonação, o silêncio voltou a reinar, parecendo não se tratar de um ataque direto.
O major e seus soldados levantaram-se, um tanto desajeitados. Notaram que a explosão ocorrera exatamente sob o corpo decapitado do capitão Koyanagi. Dois soldados japoneses que tentavam recolher os restos foram arremessados pela explosão; um deles já estava sem vida, enquanto o outro segurava a perna decepada, soltando gritos lancinantes. O corpo sem cabeça do capitão Koyanagi fora reduzido a pedaços, uma visão insuportável.
"Bum! Bum! Bum..."
Na direção em que a Segunda e a Terceira Companhias avançavam, novas explosões ecoaram, fazendo o solo tremer. O major Takada observava a direção das detonações com o olhar vazio. Nunca havia enfrentado um oponente tão ardiloso e traiçoeiro; por um momento, sua mente ficou em branco e ele mergulhou em um estado de torpor.
— Senhor major... senhor major... — momentos depois, um mensageiro encontrou o major, que parecia alheio ao que o cercava, e reportou: — Senhor major, o Primeiro Batalhão rompeu a linha de defesa dos chineses, que agora está incompleta. O Segundo Batalhão está atacando os inimigos ao norte e deverá romper as linhas em meia hora. O coronel ordenou que o Terceiro Batalhão avance; só deveremos parar ao chegar em Luodian.
O major Takada ergueu a cabeça com dificuldade. Ele acreditava que seu batalhão seria o primeiro a romper as defesas inimigas e conquistar a glória após o desembarque. Agora, porém, seu batalhão amargava pesadas baixas, e a glória fora arrebatada pelas tropas aliadas. Todo o esforço e a determinação daquela manhã haviam se perdido. Ele já não tinha forças para se enfurecer; apenas sentia que o destino era injusto.
...
Com o auxílio de aviões, tanques e artilharia naval, os japoneses romperam as posições da 67ª Divisão a nordeste de Luodian. Milhares de soldados inimigos cruzaram a primeira linha de defesa nacionalista e avançaram em massa contra a cidade. O flanco da 11ª Divisão ficou totalmente exposto, forçando o comandante Peng Shan a ordenar que as tropas de linha recuassem para fora de Luodian, coordenando-se com as forças dentro da cidade para conter o avanço japonês.
Mo Fan, que acabara de ouvir as minas terrestres explodindo uma após a outra em sua frente, sentindo-se vitorioso, recebeu a ordem de retirada. Ele franziu a testa. A guerra era um todo, e uma pequena vitória em uma posição não poderia reverter o declínio geral. Ele precisava aceitar os fatos.
A Companhia de Operações Especiais recuou para Luodian, juntando-se ao quartel-general do regimento de Hu Lian. À tarde, o Quarto Regimento de Segurança de Suzhou e a 16ª Divisão entraram em Luodian para reforçar a 11ª Divisão. Os quatro regimentos da 11ª Divisão sofreram mais de cinquenta por cento de baixas; com a chegada dos reforços, puderam finalmente recuar da linha de frente e respirar.
O tenente Jansen, ajudante do coronel consultor alemão von Novotny, acompanhou a retirada da Companhia de Operações Especiais. Pelo seu comportamento, não parecia ter intenção de deixar a unidade tão cedo. Mo Fan sabia o que Jansen buscava.
Os oficiais e soldados da companhia, curiosos, não entendiam as intenções daquele estrangeiro e lançavam olhares indagadores. A 11ª Divisão recuou para a região de Danyangfang, Nanmenjie e Zhoujiazhai, ao sul de Luodian, entregando as posições principais ao Quarto Regimento de Segurança de Jiangsu e à 16ª Divisão.
Na tarde de 2 de setembro, as tropas japonesas continuaram seus ataques ferozes contra a linha de defesa de Luodian. Os soldados da recém-chegada 16ª Divisão resistiram bravamente entre as ruínas, e o ataque japonês não obteve o resultado esperado. Na madrugada de 3 de setembro, as divisões 16ª e 67ª, ao redor de Luodian, lançaram um contra-ataque noturno, retomando com sangue e coragem as posições perdidas durante o dia e expulsando os invasores. A 11ª Divisão, sem forças para contra-atacar, serviu apenas como espectadora naquela noite.
Devido ao bloqueio aéreo japonês, mantimentos e munições só podiam ser entregues à noite. Agentes infiltrados e espiões japoneses causavam destruição na retaguarda, deixando as unidades chinesas na linha de frente com escassez de munição e, por vezes, até de comida. Diversos grupos civis de Xangai organizaram auxílio, mas o bloqueio aéreo impedia que essas doações chegassem ao front.
No jantar, Mo Fan mal conseguiu saciar a fome, e de madrugada seu estômago já roncava. O estômago do tenente Jansen também protestava. Ambos se olharam na escuridão e, simultaneamente, desviaram o olhar.
Adiante, o contra-ataque chinês era intenso. O clarão das explosões tingia metade do céu de vermelho, e o vento trazia consigo gritos de guerra e gemidos, evidenciando a crueldade do campo de batalha. Mo Fan perguntou em voz baixa ao tenente Jansen:
— Você realmente não precisa ficar no campo de batalha. É perigoso demais, por que tanta insistência?
Jansen pensava consigo mesmo que aquela guerra nada tinha a ver com a Alemanha, e que só estava ali por causa dos rodeios de Mo Fan, que evitava dar uma resposta clara ao general von Falkenhausen. Ele sabia que Berlim dera uma ordem direta ao general: se não obtivesse a outra metade dos projetos, o Führer ficaria enfurecido.
Na escuridão, o tenente Jansen revirou os olhos e respondeu:
— Fico aqui para representar a sinceridade de Berlim. Pode falar diretamente comigo sobre o que precisa, e eu reportarei aos meus superiores imediatamente. Além disso, estar aqui é uma boa oportunidade para observar de perto os seus "demônios decepadores".
Mo Fan apenas fez uma careta, sem vontade de lidar com aquele sujeito teimoso.