Capítulo 3 Despertar
O sol poente inclinava-se gradualmente para o oeste, deixando para trás um cenário de destruição e cinzas. O soldado de segunda classe Koichi Kobayashi, do exército japonês, avançava curvado junto aos seus companheiros em direção às posições das tropas chinesas. O solo sob seus pés, amolecido pelas explosões, estava carbonizado e, em certos pontos, ainda era possível avistar manchas de sangue fresco.
Quando o último soldado chinês, abraçado a explosivos, sacrificou a si mesmo e a três ou quatro bravos do Império, toda a linha de frente mergulhou em um silêncio sinistro. A madeira usada para estruturar as trincheiras ardia com estalidos, e a fumaça da pólvora pairava na brisa leve.
Devido ao terreno instável e à enorme quantidade de cadáveres espalhados em todas as direções, Kobayashi precisava estar atento tanto ao que estava à sua frente quanto ao que pisava; um simples erro naquele campo de batalha poderia custar-lhe a vida. Ele lançou um olhar para trás, para a carcaça de um tanque que ardia em chamas, sentindo um arrepio na espinha.
Era preciso admitir: os soldados chineses eram extremamente corajosos em combate. Kobayashi vira, com os próprios olhos, um soldado chinês coberto de granadas arrastar-se para debaixo de um tanque. Ele tremia ao lembrar-se daquilo, mal conseguindo acreditar no que vira.
Antes de desembarcarem na China, os oficiais diziam que o país estava mergulhado em guerras civis, que o governo era corrupto e que os soldados passavam fome, vestiam trapos e quase não tinham artilharia ou metralhadoras. Disseram-lhe que, por falta de munição, alguns chegavam a avançar contra as metralhadoras do Império armados apenas com grandes espadas. Prometeram que a China possuía terras vastas e recursos abundantes e que, após a ocupação, o Império do Japão se tornaria a maior potência mundial, onde todos seriam ricos e teriam inúmeros servos.
Kobayashi sempre acreditara que, assim que as tropas imperiais pisassem naquele solo, os soldados chineses, famintos e maltrapilhos, render-se-iam imediatamente, e que ele e seus colegas jamais se feririam, muito menos morreriam. Contudo, após o desembarque, ele percebeu que a realidade do campo de batalha era o oposto do que os oficiais descreveram e do que ele imaginara.
Os soldados chineses, apesar de mal equipados, não fugiram. Pelo contrário, avançaram contra as baionetas imperiais, onda após onda, num fluxo interminável. Os da frente caíam, e os de trás ocupavam seus lugares, avançando sem hesitação. Aos olhos de Kobayashi, até mesmo os bravos soldados do Império do Japão por vezes fugiam como ratos, perseguidos por aqueles chineses mal armados; ele chegara a ver os soldados mais leais ao Imperador, tomados pelo terror, chorando por suas mães.
Incontáveis feridos eram levados para a retaguarda, seus gritos de agonia gravados na memória de Kobayashi. Como faltavam urnas funerárias e bandeiras, muitos dos heróis mortos não tiveram a honra de serem cobertos pelo estandarte imperial.
Aquela posição estava sendo atacada há dois dias, e por duas vezes eles a conquistaram, apenas para serem expulsos em seguida. Kobayashi sentia que os defensores já haviam sido substituídos várias vezes. Seus estilos de combate e equipamentos variavam, mas todos compartilhavam a mesma vontade ferrenha de lutar: não parariam a resistência enquanto houvesse vida. O esquadrão de Kobayashi não capturara um único prisioneiro; a maioria dos feridos detonava granadas no último instante — um ato que despertava tanto medo quanto admiração.
As palavras de seus superiores foram esquecidas. Agora, Kobayashi não ousava subestimar nenhum soldado chinês. Diante da posição silenciosa, ele e seus camaradas mantinham-se em alerta máximo, sem permitir qualquer distração. Ao pisar na trincheira, Kobayashi sentiu o solo sob seus pés fervendo.
"Puf, puf, puf..."
Ele e dois companheiros saltaram para a trincheira, avançando com cautela enquanto davam cobertura um ao outro.
À frente, um soldado chinês estava sentado, com a cabeça caída, aparentemente morto. Kobayashi, ainda tenso, aproximou-se lentamente com a baioneta em riste.
"Ah!"
Seu pé tropeçou em algo, ele perdeu o equilíbrio e caiu desajeitadamente, enchendo a boca de terra.
"Hahaha..."
O cabo Nakamura, que vinha atrás, riu alto e, apontando com a ponta da baioneta para o fundo da trincheira, disse:
— É apenas um morto, veja como você se assustou.
Nakamura chutou a cabeça do "cadáver" e, passando por Kobayashi, cravou a baioneta no corpo de um oficial chinês que estava sentado na borda da trincheira, morto há muito tempo. A ponta da lâmina trouxe consigo um rastro de sangue, e o cabo riu de forma cruel.
Kobayashi levantou-se, meio sem jeito, e instintivamente voltou o olhar para o "cadáver" no fundo da trincheira. O que viu primeiro foi um rosto com sangue escorrendo pelos sete orifícios; olhos, nariz e boca cobertos por um líquido escuro e viscoso, como se um demônio do inferno tivesse surgido na Terra. Naqueles olhos entreabertos não havia brilho algum, apenas uma escuridão profunda.
Kobayashi estremeceu, sentindo um arrepio percorrer todo o corpo. Ele recuou alguns passos lentamente e, ao perder de vista aquele rosto sangrento e os olhos escuros, virou-se bruscamente e gritou:
— Nakamura-kun, espere por mim!
O "cadáver" no chão moveu lentamente o pescoço, fixando seu olhar sombrio na direção em que os japoneses fugiam.
Após o pôr do sol, a luz tornou-se cada vez mais escassa. Os soldados japoneses que ocuparam a posição repararam as fortificações e começaram a descansar para o combate noturno. Pela experiência, sabiam que, tarde da noite, o exército chinês certamente tentaria retomar aquela posição.
Ninguém notou que um dos "cadáveres" no fundo da trincheira começou a se mover, com gestos tornando-se cada vez mais amplos. Primeiro, o movimento do pescoço, seguido por uma série de estalos de ossos; depois, as mãos, antes enterradas na terra queimada, levantaram-se, passando da rigidez à agilidade. Por fim, o corpo sentou-se num ímpeto, com os olhos bem abertos e a boca escancarada. Se alguém presenciasse aquilo, teria gritado que se tratava de um morto-vivo.
— Hu... ah...
Mo Fan respirava ofegante, seu peito produzindo um som semelhante ao de um fole, aspirando o ar há muito esquecido e sentindo-o circular por todo o corpo, impulsionado pelo sangue, permitindo-lhe retomar o controle total de si mesmo. Da tarde até a noite, naquelas três ou quatro horas, ele tentara despertar o corpo. O chute do soldado japonês fora o gatilho para o controle do pescoço, um excelente começo.
A respiração intensa durou três ou quatro minutos. Gradualmente, Mo Fan sentiu a força retornar ao corpo. Ele levantou-se com cuidado e tentou dar alguns passos. Na escuridão, um sorriso gélido surgiu em seu rosto.
Não muito longe, os japoneses cochichavam em seus abrigos. A posição fora ocupada, e Mo Fan estava bem no meio deles. Ele lançou um olhar cheio de ódio e ressentimento na direção dos inimigos e agachou-se novamente. O vice-comandante da companhia, o velho Lei, já estava morto há muito tempo, seu corpo drenado de sangue. Mo Fan deitou o corpo de Lei com cuidado e murmurou:
— Bom irmão, siga em paz. Não se preocupe, eu ainda estou aqui. Enquanto eu não morrer, esta posição não estará perdida. Eu vingarei todos os nossos irmãos, farei com que esses malditos japoneses paguem caro com sangue, farei com que se arrependam de ter pisado em solo chinês e de terem nascido humanos.
A consciência de Mo Fan havia atravessado o tempo. Após despertar completamente, ele sentiu algo novo em sua mente, algo que parecia ser um presente para um viajante do tempo. Isso o fez suspeitar que alguma força oculta manipulava tudo, dando-lhe a chance de salvar toda aquela tragédia, sangue e sofrimento. Ou talvez fosse apenas um jogo entediante para alguma entidade desconhecida.
Se ele era o protagonista do jogo, então o velho Lei, e os outros cujos corpos ele não conseguia encontrar, seriam os personagens secundários. Mas seriam eles apenas personagens secundários? Não, absolutamente não! Eles eram carne e osso, soldados que protegeram a nação sem hesitar, eram mártires, eram heróis! Eram seres humanos de verdade!
Não importava a razão de sua transmigração; já que estava ali e possuía uma vantagem, Mo Fan herdaria a vontade de seu predecessor e de todos os seus irmãos de armas, cumprindo sua missão como soldado. Ele suprimiu temporariamente os pensamentos caóticos, cerrou os dentes e estreitou os olhos. Com as habilidades de um soldado das forças especiais da República, ele começou a coletar todas as armas úteis na trincheira, preparando-se para tornar o cheiro de sangue naquela escuridão ainda mais intenso.