Capítulo 10

Voltar aos anos 90 e catar sucata quadrado redondo 3400 palavras 2026-07-30 22:34:40

Por fim, aqueles bambus foram carregados por Chen Hui em três viagens, sob o olhar levemente surpreso do jovem do carrinho; claro que, no meio do caminho, quando não havia ninguém por perto, ela aproveitou para levar os bambus para o espaço e assim poupou um pouco de esforço.

Mas, na maior parte do trajeto, ela mesmo arrastou os bambus, suando bastante. Não tinha jeito: apesar de o caminho até o depósito de sucata ser isolado, vez ou outra aparecia uma ou duas pessoas, e como os bambus eram grandes, desaparecerem de repente causaria muito estranhamento.

Para Chen Hui, usar o espaço era bom, mas não poderia colocar sua segurança em risco; ela precisava eliminar qualquer possibilidade de exposição.

Nas primeiras duas viagens, Chen Hui arrastou duas vigas de bambu para casa; na última, levou também os restos dos bambus cortados, que havia comprado por três yuans, e que de jeito nenhum poderia desperdiçar — mesmo que fosse para queimar.

Além disso, ela já tinha planejado: depois pediria emprestado um serrote do Lao Qian, e com aqueles bambus poderia cortar alguns copos e tigelas de bambu, economizando uma boa quantia.

Dizem que reconstruir a casa vale ouro; ela, que agora começava do zero, tinha gastos em toda parte, sem uma fonte estável de renda, portanto precisava ser muito econômica.

Deixando isso de lado, Chen Hui estava agora, com a ajuda de Lao Qian, colocando as vigas no telhado: Lao Qian abriu um espaço na terra junto à viga do telhado, suficiente para o bambu passar; então Chen Hui apoiou uma ponta do bambu na parede oposta, repetindo o processo para as duas vigas.

Depois veio a cobertura: Lao Qian passava as placas onduladas para Chen Hui, que as empilhava em duas fileiras, sobrepondo a parte mais alta sobre a mais baixa, para evitar infiltração da chuva.

Chen Hui desceu da escada de bambu, tirou a poeira do corpo e contemplou o resultado de um dia inteiro de trabalho: uma casa simples de cerca de 1,5 metro quadrado, ainda com as quatro paredes vazando vento e completamente vazia.

Mas ela não se importava; por mais simples que fosse, não poderia ser pior do que a cobertura do mercado de hortifrutigranjeiros.

— Senhor Qian, sei que você não gosta de ouvir isso, mas tenho mesmo que agradecer muito — disse Chen Hui sinceramente a Lao Qian, que a ajudara a colocar as vigas e cobrir o telhado.

Antes, ela havia subestimado a tarefa; sozinha, subir e descer, provavelmente levaria até escurecer para terminar.

Lao Qian coçou a orelha e resmungou:

— Ah, já estou até com calos de tanto ouvir. Ainda quer essas coisas? Se quiser, venha logo pegar, porque vou fechar a loja daqui a pouco.

— Já estão aqui? — Chen Hui havia pedido para que Lao Qian deixasse de olho em portas, facas e outras ferramentas que aparecessem na sucata, para ela comprar.

— Quase tudo. Quer dar uma olhada agora? — sugeriu Lao Qian.

— Ótimo, vou levar a escada de volta — disse Chen Hui, pronta para carregar a escada.

— Deixa essa escada aí por enquanto, não vou usar agora. Quando você terminar de passar barro nas frestas, pode devolver. Vamos logo levar essas coisas bagunçadas daqui, porque fica atrapalhando lá — interrompeu Lao Qian, já andando para sua casa.

— Obrigada — Chen Hui começou a dizer, mas lembrou-se do pedido de Lao Qian e respondeu:

— Já vou, senhor Qian, vá devagar.

Ela apressou o passo para alcançá-lo, e logo chegaram ao depósito de sucata.

Lao Qian apontou para uma pilha de objetos perto da porta:

— Essas coisas velhas e quebradas ocupam muito espaço, não valem quase nada. Leve tudo por dois yuans.

— Isso é muito barato — Chen Hui olhou desconfiada para Lao Qian; mesmo vendendo a peso, aquilo deveria valer mais.

— O que você está olhando? Não estou perdendo, não. Parece muito, mas são só sucatas, e ainda divididas entre vários fornecedores. Dois yuans para você, mesmo sem lucro, é como um presente de mudança do Lao Qian — explicou ele com sinceridade. Sucata só vale para quem precisa.

Chen Hui não soube o que responder; assoou o nariz irritado e entregou o dinheiro, depois carregou tudo para casa.

Chegando lá, estendeu algumas peças de tijolos ocos no chão e, dentre as sucatas compradas, achou duas tábuas de madeira, que colocou sobre os tijolos — assim teria sua cama.

Sentar nela foi desconfortável: dura e irregular, mas já não precisava mais dormir no chão.

Depois, tirou uma faca enferrujada que havia encontrado, e uma pedra mais lisa que usaria como afiador, colocando-a sobre um tijolo que servia de mesinha improvisada. Começou a afiar a faca.

Ela já pensava em comprar uma faca nova, mas não esperava que Lao Qian realmente tivesse conseguido uma, mesmo enferrujada; com um bom polimento, ainda serviria.

Lembrava-se de vídeos do passado em que alguém polia conchas até ficarem brilhantes; para ela, apenas afiar a faca já seria suficiente, só esperava conseguir.

Pensando nisso, começou a trabalhar com as mãos: sem lixa, molhou a faca e a raspou várias vezes contra o tijolo, limpando a ferrugem grosseira.

Depois molhou novamente e passou a afiar a lâmina na pedra lisa, repetindo o processo por mais de dez minutos até a faca ganhar forma.

Só então tirou a pedra de afiar emprestada de Lao Qian para dar os acabamentos finos na lâmina.

Na manhã seguinte, Chen Hui acordou no quarto apertado ainda meio confusa, chegou a pensar que havia renascido novamente. Ao olhar ao redor, lembrou que já morava em sua nova casa, não mais na cobertura do mercado.

Fechou os olhos e dormiu o primeiro cochilo após o “renascimento”.

Quando acordou de novo, o sol já estava alto. Raios de luz atravessavam as frestas entre os tijolos, iluminando a casa, que ainda não tinha porta, mas já estava abafada.

Era apenas junho; os meses mais quentes de Mingzhu seriam setembro e outubro, e o calor só aumentaria dia a dia. Precisava juntar dinheiro para comprar um ventilador elétrico, mas antes, precisava de energia elétrica.

Pensou em puxar um fio de energia da casa de Lao Qian, o que não seria difícil; mesmo que pagasse mensalmente, ainda teria que juntar para o medidor de energia e para comprar extensões e tomadas.

Além disso, haveria muitas outras pequenas despesas.

Chen Hui sentiu a cabeça latejar só de pensar: o problema não era a falta de coisas para comprar, mas a falta de dinheiro.

Pensando nisso, levantou da cama sem preguiça; agora que tinha uma casa, poderia juntar as coisas aos poucos, sem pressa, mas precisava começar a ganhar dinheiro.

Como era manhã, não foi para Qiansha, mas guardou a faca no espaço e foi até o pequeno cais tentar a sorte.

O dia não foi ruim: achou mais de dez garrafas plásticas e juntou sacolas plásticas que encontrou, para guardar tudo no espaço em um lugar sem ninguém.

Além disso, usou a faca para cavar um pouco de lama; a maior parte foi direto para o espaço, mas guardou uma sacola para levar consigo.

Quando voltou, misturou a lama amarela com a lama do pântano e raízes de ervas daninhas que havia separado ao nivelar o chão, mexendo com um pau até formar uma massa homogênea.

Foi preenchendo, pouco a pouco, as frestas nas paredes.

Em tese, o ideal seria misturar a argamassa ao assentar os tijolos, para um acabamento mais uniforme e sólido, mas como ela apressou a montagem da casa para poder morar logo, teve que improvisar.

Algumas frestas eram pequenas demais, então usou um pauzinho fino para empurrar a lama; não foi um acabamento perfeito, mas para alguém sem habilidade para trabalhos minuciosos, já era um grande desafio.

Depois dessa experiência, Chen Hui decidiu que numa próxima construção seguiria corretamente as etapas; tentativas de atalhos só causariam problemas.

Por volta das duas ou três da tarde, terminou de preencher as frestas visíveis; as imperfeições restantes teria que lidar depois.

A sobra da argamassa não foi desperdiçada: usou no fogão de barro que fez.

O fogão não era grande; baseando-se em sua experiência com fogueiras ao ar livre, usou algumas pedras para montar um fogão simples do lado de fora da casa.

Embora a aparência não fosse das melhores, a mistura de barro ajudou a reforçar a estrutura, que duraria um pouco mais.

Após essa tarefa, Chen Hui não perdeu tempo e foi para Ertiao Ling comprar alguns itens pequenos.

Na porta da loja de variedades, viu um balcão de madeira; atrás dele, uma cabeça com cabelos já grisalhos balançava suavemente.

Provavelmente a pessoa percebeu alguém entrar, parou de balançar a cabeça e, depois de um ruído de passos, levantou-se para receber o cliente com movimentos fluidos e naturais.

— Ah, você é... aquela moça que desmaiou! — exclamou o velho Chen, surpreso ao ver a visitante: apesar das roupas remendadas, seus olhos estavam vivos, cheios de esperança; o corpo ainda era magro, mas muito melhor do que antes.

— Olá, senhor Chen. Muito obrigada por ter me salvado antes. Estava muito ocupada e não tive chance de agradecer direito — disse Chen Hui.

— Agora que montei uma casinha perto do depósito de sucata, tenho um lugar para ficar. Vim comprar algumas coisas e soube que o senhor tem uma loja, então quis passar aqui. Espero não atrapalhar — explicou ela.

Sentia muita gratidão por quem a ajudara, mas não sabia como retribuir. Pensou muito antes de vir; poderia comprar o que precisava em outros lugares.

Mas decidiu vir, pois pretendia ficar em Mingzhu pelos próximos anos e, agora que tinha um lar, era importante fazer uma visita de cortesia.

Assim, o velho Chen saberia que ela guardava a ajuda dele no coração.

— Ah, isso foi nada, não precisa agradecer. Pode olhar o que quiser para comprar — disse o velho Chen, enquanto os olhos não desgrudavam de Chen Hui.