Capítulo dezessete: Meus filhos não estão errados
“Meus filhos não estão errados! Mãe, vocês, meu irmão mais velho, juram perante o céu que o que Su Jinbao acabou de dizer não saiu de suas bocas? Caso contrário, que o céu os fulmine com cinco trovões, que mil flechas atravessem seus corações, e que não tenham uma morte tranquila.”
“E se eu fizer as crianças pedirem desculpas, o que acham?” Su Sanmu ficou ali, a chuva batendo em seu rosto.
Pela primeira vez, ele enfrentou todos com tanta firmeza.
Seus filhos são pessoas, não escravos.
Como um homem culto, ele valorizava a família, a devoção aos pais, e esperava respeito e harmonia, mas jamais imaginou que, aos olhos deles, ele era um escravo, e os filhos também.
Tang Chunmei segurava a criança, olhando para Su Sanmu, e naquele instante seu coração se encheu de emoção — aquele era o marido com quem sempre sonhara.
Su Hongwen, acompanhado pelos dois irmãos mais novos, olhava para o pai com admiração.
Desta vez, o pai optou incondicionalmente por ficar ao lado deles, e não do irmão mais velho e de Su Jinbao.
Nem mesmo diante da avó ele cedeu.
“Terceiro irmão, acho que você enlouqueceu! Por algumas palavras do seu sobrinho, você faz a mãe jurar uma maldição tão venenosa assim?”
“Eu te trouxe ao mundo e é assim que você me retribui? Céus, que pecado cometi?” A velha senhora caiu de joelhos, chorando.
Jurar?
Impossível!
Ela não queria morrer mal, queria viver muitos anos, e o terceiro irmão era um irresponsável.
Su Damu rapidamente se apoiou na mãe, usando uma desculpa: “Terceiro irmão, veja em que estado deixou a mãe!”
“Você é cruel, se não quer pedir desculpas, não force a mãe assim.”
O chefe da aldeia não suportava mais: “Todos, guardem suas coisas e durmam cedo; amanhã temos que viajar cedo.”
“E ninguém pode roubar a comida dos outros; quem fizer isso, que vá embora, não queremos vocês conosco.”
O patriarca da família Su olhou para Su Damu e sua família e apenas balançou a cabeça — esse é o preço da parcialidade dos pais.
Su Hongwen mandou os dois irmãos mais novos descansarem na caverna com o pai; já com dez anos, ele não temia ser intimidado pelo tio mais velho ou por Su Jinbao ao lado do chefe da aldeia.
“Hongwen, fique atento, não se aproxime demais de Su Jinbao,” Su Sanmu bateu no ombro do filho, preocupado.
“Terceiro irmão, vou cuidar melhor deles,” Su Ermu, raramente falando, ofereceu ajuda; ele queria ajudar o terceiro irmão, mas diante da mãe e do irmão mais velho, não ousava.
Ele teve quatro filhas e sempre se sentiu inferior em qualquer lugar.
“Obrigado, segundo irmão.” Su Sanmu não esperava essa iniciativa.
Su Ermu concordou com um som e levou Su Hongwen com ele.
Quem não podia entrar na caverna descansava na barraca do lado de fora. Quando Su Hongwen passou, Su Jinbao o fitou.
Su Hongwen respondeu com calma; se Su Jinbao ousasse agir, ele saberia como se defender.
---
Tang Chunmei segurava a filha com pesar, mas era compreensível; se a divisão de bens tivesse sido feita de uma vez, não teriam perdido tantos anos.
Su Sanmu, vestido com roupas secas, abraçou a filha: “Chunmei, nesses anos, eu falhei com vocês.”
No barulho da caverna, ele sussurrou no ouvido da esposa.
Tang Chunmei esfregava as roupas molhadas dele: “Agora que você está do nosso lado, já é o suficiente!”
As dores do passado ficaram para trás.
“Mamãe é linda e bondosa; pai, se você errar de novo, eu vou trocar de pai!”
“Aquele desgraçado Su Jinbao foi pegar uma planta venenosa? Quem ele quer prejudicar?”
Ao ouvir falar em trocar de pai, Su Sanmu olhou para a filha com ressentimento — será que ele não podia ser um bom pai?
E o que era essa tal planta venenosa?
Ele nem conhecia, mas Su Jinbao parecia saber; será que queria prejudicar Hongwen?
Pensando nisso, ele passou a filha para a esposa, desconfiado, e saiu para dar uma olhada.
Tang Chunmei ficou preocupada ao ouvir “venenosa”; ela imaginava se ele também podia ouvir os pensamentos da filha.
Su Qianyu chutava um cachorrinho; com esse pequeno, ela poderia dar um presente ao irmão mais velho.
O cachorrinho, percebendo sua dona, olhava para ela com olhos úmidos, abanando o rabo sem parar.
Parecia dizer: “Continue, dona.”
Su Qianyu tirou um livro do espaço e o deixou ali, usando sua força mental para guiar o cachorro a pegá-lo e levá-lo ao irmão.
“O Clássico das Cem Ervas de Shennong” era perfeito para a situação de fuga na floresta.
O cachorrinho, esperto, não latiu; mordeu o livro e correu até Su Hongwen, entregando-o.
Surpreso, Su Hongwen olhou para o livro em suas mãos; mesmo não sendo estudioso de medicina, sabia do valor daquela obra.
“De onde veio isso?” Ele acariciou a cabeça do cachorro, agachando-se para perguntar baixinho.
O cachorro abanou o rabo e voltou correndo; afinal, não era humano para falar.
O irmão do dono era mesmo meio burro.
Um livro durante a fuga não chamaria atenção, mas uma cesta cheia de mantimentos seria outra coisa.
Era a primeira noite da fuga, e ninguém dormia tranquilo; alguém chorava à noite.
Longe de casa, sem saber quando poderiam voltar — talvez jamais.
Su Sanmu viu que Su Jinbao não estava com o primogênito na barraca; o filho estava com o segundo irmão e o chefe da aldeia, o que o tranquilizou para voltar.
Su Hongyuan segurava o cachorrinho: “Se não chover, vamos chamar o cachorro de Tianqing, tudo bem?”
---
“Claro!” Su Sanmu sorriu, acariciando a cabeça do terceiro filho.
Su Qianyu também concordou, embora sua voz fosse baixa, dava para perceber que ela falava.
“Nossa filha gosta desse nome também. Tianqing é bom; tomara que a chuva pare, essa estrada está difícil demais.” Tang Chunmei realmente não queria mais chuva.
Mal terminou de falar, a chuva lá fora começou a diminuir.
Será coincidência?
Na manhã seguinte, a chuva realmente parou, e todos ficaram felizes; alguém sugeriu voltar para ver a situação.
Talvez a prefeitura tivesse ajuda emergencial, e eles não precisassem ficar desabrigados.
“Dazhu, leve gente para verificar; nós ficamos aqui esperando. Se houver ajuda, comemos e voltamos.” O chefe da aldeia também não queria abandonar sua terra.
Se o magistrado enviasse ajuda, ainda haveria esperança.
“O cunhado do magistrado é um comerciante que vende grãos a preço alto.”
“O governo não tem mantimentos emergenciais; se tiver, será vendido.”
Su Qianyu, em pensamento, amaldiçoava o infeliz magistrado, desejando que fosse preso e decapitado.
Su Sanmu franziu a testa; com um magistrado assim, o povo só sofre.
“Ah! O que está acontecendo com vocês?”
“Chefe, venha rápido! Todos eles começaram a babar.”
Alguém caiu na multidão, babando e com convulsões.
“Será peste?” Su Damu puxou o filho para trás, preocupado.
A palavra peste assustou todos, que recuaram.
O velho patriarca da família Su deu dois passos à frente: “Não parece peste, parece envenenamento. O que vocês comeram esta manhã?”
Com sua experiência, sabia que a peste começa com febre alta.
Isso claramente não era o caso.
“Patriarca, só comemos um mingau de vegetais silvestres; não comemos mais nada. Como pode ser envenenamento? O que faremos agora?” Jin Niu, sentada no chão, olhava para cinco pessoas da família caídas, desesperada.