Volume 1 Capítulo 40
Quando a temperatura diurna subia para quarenta e cinco graus, os trabalhadores que atuavam ao ar livre, como operários da construção civil e garis, interrompiam suas atividades e alteravam seus turnos. Eles passavam o dia descansando, aguardando o momento em que o calor diminuísse para retomar o trabalho.
Na verdade, o ser humano é biologicamente mais apto a trabalhar durante o dia e descansar à noite; afinal, ninguém deseja passar a madrugada sob luzes artificiais fazendo horas extras. Contudo, não havia outra alternativa: com temperaturas tão elevadas, apenas durante a noite o ambiente tornava-se ligeiramente mais fresco. Para ganhar a vida, era o único jeito.
Recentemente, as notícias relatavam que, devido ao calor excessivo, muitas pessoas não conseguiam trabalhar, sofrendo com tonturas, insolação e intermação. Os hospitais já haviam recebido uma leva de pacientes internados nessas condições. Nos escritórios, o ar-condicionado precisava estar ligado diariamente; se o sistema falhasse, os funcionários provavelmente entrariam em greve, recusando-se a continuar.
Após dez ou vinte dias nessa situação, muitas pequenas empresas da cidade não resistiram. Em anos anteriores, não era necessário um uso tão rigoroso do ar-condicionado — bastava um ventilador, ou até mesmo abrir as janelas, para suportar o dia. Agora, porém, sem o aparelho, era impossível permanecer no local. Algumas empresas, vendo seus funcionários pedirem demissão ou licença devido ao calor, acabaram por decretar férias coletivas forçadas.
Ao consultar o celular, era possível verificar que a temperatura nos últimos quinze dias atingira diariamente os quarenta e oito graus centígrados, um dado que causava um calafrio involuntário. Será que o calor era assim em anos anteriores? Essa era a dúvida que brotava na mente de todos. À medida que o mercúrio subia dia após dia, as empresas, sem exceção, concediam longas licenças, aguardando que o período de calor extremo passasse para retomar as atividades.
Aqueles cujas funções permitiam o trabalho remoto começaram a exercer suas tarefas de casa. De fato, nunca antes o calor fora tão intenso. Todos se lembravam de anos passados, quando podiam sair vestindo roupas leves e passear livremente. Hoje, ninguém desejava dar um passo sequer para fora de casa, preferindo o refúgio dos ambientes climatizados. Era inevitável suspirar diante da situação, mas temperaturas tão altas não baixariam apenas porque as pessoas desejavam.
As férias forçadas eram uma medida imposta pela necessidade, não por benevolência. Se as empresas não adotassem tal postura, seriam responsabilizadas caso um funcionário desmaiasse devido a uma intermação durante o trajeto para o trabalho. Além disso, manter o ar-condicionado ligado ininterruptamente representava uma pressão enorme sobre o sistema elétrico da cidade e um custo altíssimo para as companhias.
Para o trabalhador comum, essa pausa trazia sentimentos ambíguos. Por um lado, era um alívio não precisar enfrentar o calor para chegar ao escritório; por outro, significava manter o ar-condicionado ligado em casa durante todo o dia, o que se traduzia em uma despesa pesada. Todos desejavam que aquele período de calor extremo terminasse logo e que a rotina normal retornasse, sem perceber que o passado já não podia ser recuperado.
Quando a temperatura atingiu os cinquenta graus, o fornecimento de energia na cidade — e, pode-se dizer, em todo o Planeta Azul — entrou em colapso. A eletricidade não podia ser suprida como antes, forçando o racionamento por etapas. Mas, sem energia para o ar-condicionado, como sobreviver a tal temperatura? Nos grupos de mensagens de empresas, amigos, comunidades e condomínios, o assunto era apenas um: o calor e a falta de luz.
"Quando é que esse tempo maldito vai dar uma trégua? Se continuar assim, não tem como sobreviver."
"Eu nem usava ar-condicionado em casa, mas este ano está insuportável. Tive que instalar um às pressas, e o preço disparou, ficou centenas de reais mais caro."
"Essas empresas de eletrodomésticos estão ganhando dinheiro em cima da nossa desgraça, será que não têm consciência?"
"O problema é que começaram a limitar a energia. É inimaginável pensar em como aguentar esse calor sem o ar ligado."
"Pessoal, vamos tentar pensar em uma solução em vez de apenas reclamar. Já que o fornecimento é por zonas, por que não tentamos nos organizar com pessoas de outros bairros para dividir o espaço e o ar-condicionado? Se nos ajudarmos, talvez consigamos superar isso."
Chen Wanyi e Su Xiaoxiao, que acompanhavam o grupo do condomínio em silêncio, acharam a ideia de dividir o espaço com pessoas de outros bairros bastante viável. O racionamento ocorria em turnos — manhã, tarde e noite — e praticamente todas as zonas tinham um período sem energia. Nesse intervalo, seria possível deslocar-se para outra área e compartilhar o frescor do ambiente.
A lógica era simples: uma casa com quatro pessoas usava um aparelho; uma com oito, também. Se vinte pessoas se reunissem em um único cômodo, um único ar-condicionado ajustado a dezessete graus seria suficiente para que ninguém sentisse calor. Se todos adotassem esse sistema de rodízio, os recursos durariam mais, já que vinte pessoas ocupando um único local economizariam a energia de cinco residências.
O desafio, contudo, era a logística. Ir de um bairro a outro sob aquele sol era uma tarefa árdua. Mesmo de carro, era preciso ligar o ar antes de sair, e o trajeto a pé era extenuante, deixando qualquer um encharcado de suor. Com isso, muitos achavam o esforço cansativo demais.
Elas pensavam: se não houvesse o racionamento, todos poderiam ficar em suas casas. Ou, no máximo, agrupar-se apenas com pessoas do próprio condomínio para dividir a conta de luz. Deslocar-se para tão longe parecia ser um transtorno grande demais para se suportar.